top of page

O CÉU QUE NOS INSPIRA

Atualizado: 16 de nov. de 2018


Áreas de conhecimento:

Conhecimento do Mundo;

Estudo do meio;

Físico-Química;

Biologia e Geologia


Esta atividade articula-se com o currículo dos diversos níveis de ensino.


O céu noturno, a nossa janela para o Universo, desde sempre tem despertado o interesse da Humanidade.

Mas será que o “acesso” ao céu noturno está, atualmente, em risco? Continuaremos a observar o céu com a mesma qualidade que no tempo dos nossos avós? A poluição luminosa, associada a elevados consumos energéticos, para além de reduzir a visibilidade do céu, tem um impacto direto nas alterações climáticas e sobre várias espécies (tartarugas, insetos, aves e até nos seres humanos), habitats e ecossistemas. Vamos colaborar com o projeto Dark Skies Rangers e em conjunto “vamos apagar as luzes para acender as estrelas!”. E aproveitando o céu escuro de Barca D’Alva, vamos descobrir o Universo fascinante que nos envolve, e observar ao telescópio, as crateras da Lua, os anéis de Saturno, as luas de Júpiter, estrelas, nebulosas e galáxias longínquas.


O que podemos fazer para preservar o céu noturno e proteger as espécies que precisam de um céu escuro para sobreviver? Quais as alternativas para uma iluminação mais eficiente e de poupança de energia?


Nota: Apenas disponível de março a setembro, esta atividade deverá, preferencialmente, ocorrer após o pôr do Sol e está dependente das condições atmosféricas.

bottom of page