H2020 EU-Citizen.Science
EU-Citizen.Science - a nova plataforma Europeia para a Ciência Cidadã 

O EU-Citizen.Science é uma plataforma online, cuja primeira versão foi lançada em abril de 2020, e tem o objetivo de transmitir conhecimento e recursos para a Ciência Cidadã – para a comunidade, pela comunidade.

O EU-Citizen.Science, financiado pelo Programa H2020 da União Europeia, pretende tornar-se o ponto de referência para a Ciência Cidadã em toda a Europa, através da partilha de conhecimentos entre a rede de participantes, profissionais, investigadores e decisores políticos, aumentando assim o impacto destes projetos na sociedade. Esta plataforma vem consolidar o conhecimento existente e realçar exemplos de boas práticas de Ciência Cidadã para assim incentivar diferentes intervenientes a envolverem-se em projetos e iniciativas de Ciência Cidadã nas suas localidades. A plataforma permite ainda explorar novos caminhos para uma governança participativa, fortalecendo os vínculos entre ciência cidadã e a formulação de políticas públicas.

A Ciência Cidadã é um conceito flexível que pode ser aplicado em diversas situações mas visa sobretudo envolver ativamente os cidadãos em projetos científicos com o objetivo de gerar novos conhecimentos, permitindo assim que todos os membros da sociedade possam participar em investigação, inovação e desenvolvimento de políticas baseadas em evidências, tanto ao nível local como de toda União Europeia. Neste sentido, a visão do projeto EU-Citizen.Science é contribuir para que a Ciência Cidadã seja encarada como uma forma de democratização da ciência na Europa.

Na plataforma EU-Citizen.Science poderá encontrar:

  • Projetos de Ciência Cidadã que estão a decorrer

  • Recursos úteis sobre Ciência Cidadã

  • Exemplos de boas-práticas de Ciência Cidadã

Entre outros recursos, poderá encontrar na plataforma os 10 Princípios de Ciência Cidadã, que são os princípios-chave subjacentes às boas práticas em Ciência Cidadã, que foram desenvolvidos por um grupo de trabalho da Associação Europeia de Ciência Cidadã (ECSA), com contribuições de vários membros da Associação.

Na plataforma é ainda possível criar um perfil para registar novos projetos de Ciência Cidadã e também escrever avaliações de outros projetos presentes na plataforma. A segunda versão da plataforma (que será lançada até ao final do ano 2020) contará com a integração de secções adicionais, nomeadamente, uma seção com módulos de formação, um calendário de eventos e fóruns comunitários para promover a interação e a colaboração entre todos os intervenientes de Ciência Cidadã.

O Consórcio

O consórcio EU-Citizen.Science é composto por 14 parceiros e 9 associados, de 14 estados-membros europeus, incluindo diferentes intervenientes em Ciência Cidadã tais como universidades, organizações não-governamentais, autoridades locais, organizações de serviços comunitários e museus. A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com a Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal e a Universidade de Coimbra, são parceiros neste consórcio financiado pelo Programa H2020 da União Europeia. 

Instituições Parceiras:

Third Parties:

O projeto EU-Citizen.Science recebeu financiamento no âmbito do Programa H2020 da União Europeia, sob

o contrato nº 824580.

QUER PASSAR A ACOMPANHAR MAIS DE PERTO AS NOSSAS ATIVIDADES?

ENTÃO DEIXE AQUI O SEU ENDEREÇO DE CORREIO ELETRÓNICO.

badge.png