.png)
Vozes do Clima: Diálogo Global para a Ação Local
As alterações climáticas são tidas como um dos maiores desafios da atualidade, com a evidência científica a confirmar que o clima já está a mudar, e que algumas das mudanças registadas são irreversíveis. Não obstante, os esforços de ação climática continuam a ficar aquém da ambição que a evidência científica recomenda e dos compromissos estabelecidos pela comunidade internacional sob a forma de diferentes tratados. Regista-se também um desafio no que diz respeito à mobilização alargada da população de forma a dar resposta a este desafio que requer necessariamente, pela sua dimensão e causas-base, ação coletiva. Face a estes desafios e à forma de comunicar sobre alterações climáticas para promover um engajamento eficaz com o problema, a sensibilização e educação para as alterações climáticas assume-se também como uma questão de Educação para o Desenvolvimento.
O projeto “Vozes do Clima: Diálogo Global para a Ação Local” pretende assim contribuir paraa consciencialização da população portuguesa sobre a problemática das alterações climáticas, encorajando o exercício de uma cidadania ativa e global no contexto da ação climática; e incrementar a compreensão, o diálogo e reflexão sobre a desigual distribuição dos impactos das alterações climáticas a nível global e os desafios de justiça climática associados.
AǘÕES:
- Conceção de metodologias e produção de recursos educativos
- Formação de facilitadores (profissionais da área de educação para o desenvolvimento e educação ambiental)
- Sessões de sensibilização em escolas
- Concurso entre as escolas participantes
- Produção de campanha de comunicação, nomeadamente através de podcasts
- Climate Cafés
- Evento final
Consórcio:
Associação de Desenvolvimento do Património de Mértola (coordenador, website do projeto aqui)
Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo
Instituto Politécnico de Beja
Co-Financiamento:
Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Manual de atividades Educativas
Guia para professores e facilitadores | AQUI
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E JUSTIÇA CLIMÁTICA
- Atividades para a promoção da Cidadania Ativa
e Ação Climática
Este Guia, destinado a professores e outros facilitadores, reúne propostas de atividades pedagógicas orientadas
para a promoção da Cidadania Ativa e Ação Climática. As atividades foram desenvolvidas tendo como
público-alvo alunos do ensino secundário ou jovens entre os 15 e 18 anos, no entanto, podem ser adaptadas
a outras faixas etárias.


Formação de facilitadores
Na região da Beira Interior, a formação de facilitadores dirigiu-se aos técnicos das Rede de Bibliotecas Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE).
Este formação teve como resultado o desenvolvimento e posterior implementação do ciclo de eventos Alterações Climáticas e Comunidades Locais - ver cartaz ao lado.
Um dos elementos inovadores desta iniciativa é a criação de uma exposição multimédia itinerante, que recolherá testemunhos reais da população local sobre como as alterações climáticas estão a transformar o seu quotidiano.
Esta exposição, que será depois apresentada nas bibliotecas municipais da RIBBSE, pretende dar voz às comunidades, humanizar os dados científicos e reforçar o papel das narrativas locais na construção de soluções sustentáveis e adaptadas ao território.
Acampamento Climático
🌱 Durante dois dias, acolhemos um Acampamento Climático, onde alunos do 3.º ciclo e secundário deram voz às emoções e às ações em resposta às alterações climáticas. Contámos com a participação de alunos dos Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo , Agrupamento de Escolas de Trancoso , Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro, que trouxeram ideias inspiradoras.
❓A partir de perguntas como "O que sentes?" e "O que te faz agir?", lançámos o desafio de refletir, sentir e criar. E a resposta dos jovens foi inspiradora. Eles partilharam emoções, ideias e preocupações, e traduziram-nas em vídeos criativos, que depois submeteram ao Concurso Interescolas.
⚡ Tivemos a sorte de contar com Rita Lacerda, da Repensar, da Bárbara Carvalho, e da Ana Cristina Perpétuo, a quem agradecemos muito, e que trouxeram ainda mais energia e dinamismo à atividade, ajudando a inspirar e guiar os alunos ao longo desta aventura.
🌍 No final, tivemos a certeza de que os jovens não só se importam com o planeta, como estão prontos para fazer a diferença.


Concurso Interescolas
É com muito orgulho que partilhamos os vídeos dos 13 grupos de jovens que deram voz ao clima, ajudando a dar visibilidade aos impactos das alterações climáticas nas pessoas e nas comunidades e a mostrar exemplos do que podemos fazer pelo clima e pelo planeta.
Muito obrigada por todo o vosso esforço e dedicação. Estão todos/as de parabéns!

1.º LUGAR
Bárbara, Lara, Maria, Tatiana - 11.ºA AE Trancoso; Ariana - 11.ºA AE Figueira de Castelo Rodrigo

2.º LUGAR
Magali, Ana Isabel, Santiago - Escola Sencundária D. Sancho II de Elvas

3.º LUGAR
Turma do 8.º A, Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja


MENÇÃO HONROSA
João - 6.ºC, AE Figueira de Castelo Rodrigo
MENÇÃO HONROSA
Turma do 8.º B, Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja



Ana Carolina, Bruna, Daniel, Hugo, Margarida, Rodrigo - 8.ºA e B, AE Figueira de Castelo Rodrigo
Adrián, Gabriel, Mateus, Ricardo, Rodrigo - 10.º C, Escola E.B. 2,3/S Cunha Rivara, Arraiolos
Beatriz, Mariana, Anamar, Beatriz - AE Figueira de Castelo Rodrigo

Guilherme, Simão, Salvador, Dinis - AE Figueira de Castelo Rodrigo

Leandro, Matheus - Turma do 10.º C, AE de Ourique

Maria - Turma do 10.º C, AE de Ourique

Leandro, Matheus - Turma do 10.º C, AE de Ourique

Maria - Turma do 10.º C, AE de Ourique
Podcast
#1 - Alentejo, Portugal | Ouça AQUI
A AGRICULTURA, AS MUDANÇAS NO QUOTIDIANO E O FUTURO DOS JOVENS
João Madeira, Cooperativa Agrícola do Guadiana CRL; Maria Fernanda, Presidente da Junta de Freguesia Mértola; Maria Doutor, jovem de Aljustrel, licenciada em Turismo Rural e Ambiental
#2 - Figueira de Castelo Rodrigo, Portugal | Ouça AQUI
ALTERAÇÕES NA PAISAGEM, RESPOSTAS A NÍVEL LOCAL E O PAPEL DA NATUREZA
Rui Jorge Monteiro Torres, Agricultor; António Espinha Monteiro, Biólogo; Lúcia Duarte Afonso, Gabinete Florestal do Município de Figueira de Castelo Rodrigo
#3 - Ilha do Maio, Cabo Verde | Ouça AQUI
A ESCASSEZ DE ÁGUA, A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E A URGÊNCIA DA AÇÃO
Janete Agues, Diretora da Fundação Maio Biodiversidade; Tiago Silva, jovem ativo que esteve envolvido no Parlamento Infanto-Juvenil de Cabo Verde
#4 - Santo Antão, Cabo Verde | Ouça AQUI
O PAPEL DOS JOVENS E DAS MULHERES NA LUTA CONTRA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Teodoro Graça, professor e coordenador da associação Young Talent; Josefa Sousa, agricultura e Presidente da Associação de Mulheres do Planalto Leste
#5 - São Tomé e Príncipe | Ouça AQUI
UM CLIMA QUE JÁ ESTÁ A MUDAR, DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ADAPTAÇÃO
Nelsy Carvalho, presidente do Conselho Administrativo da Plataforma de Turismo Sustentável e Responsável de São Tomé e Príncipe; Abdelazil Lucas, estudante de Engenharia Agronómica
#6 - São Tomé e Príncipe | Ouça AQUI
CONSTRUIR CAPACIDADE PARA ENFRENTAR A IMPREVISIBILIDADE E PROJETAR O FUTURO
Hugo de Oliveira, Diretor Regional das Infraestruturas, Energias, Água e Ordenamento do Território; João da Cruz Jesus, agricultor no Príncipe; Aristómenes Amadeu do Nascimento, meteorologista e ex-Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia.
#7 - Ilha de Moçambique | Ouça AQUI
OCEANOS DOENTES, CICLONES MAIS FREQUENTES E OS IMPACTOS EM COMUNIDADES QUE VIVEM DOS RECURSOS NATURAIS
Hugo de Oliveira, Diretor Regional das Infraestruturas, Energias, Água e Ordenamento do Território; João da Cruz Jesus, agricultor no Príncipe; Aristómenes Amadeu do Nascimento, meteorologista e ex-Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia.
#8 - Moçambique | Ouça AQUI
DESAFIOS À AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PARA CRIAR RESILIÊNCIA
Moisés Kamotho, Técnico dos Serviços de Atividades Económicas de Monapo; Chartela, Agricultor da União Distrital dos Camponeses em Monapo; Américo Sinseque, Agricultor da Cooperativa CANI em Itoculo.

.png)
Climate Café
Espaços de diálogo e reflexão em torno das alteraç˜ões climáticas, desde a desinformação e greenwashing, à biodiversidade e floresta, até à economia circular, numa viagem pelo interior de Portugal, passando pelo Alentejo, Beira Interior e Trás-os-Montes e Alto Douro.
CICLO DE CONVERSAS


Evento Final
Vozes do Clima - Ao Vivo
🌍 Junta-te a um dia cheio de ideias, encontros e experiências que mostram como agir localmente diante de um desafio global.
De conversas sobre justiça climática à partilha de soluções sustentáveis no terreno, passando por meditação ao ar livre, showcooking vegetal e uma visita ao Montado do Freixo do Meio — o programa do "Vozes do Clima - Ao Vivo" não é só para ouvir: é para sentir, refletir e transformar.
O encontro está marcado para o dia 7 de junho, na Herdade do Freixo do Meio, Montemor-o-Novo




.png)
.png)

.png)

