top of page

PLANTAS INVASORAS EM BARCA D'ALVA

Atualizado: 16 de nov. de 2018


ÁREAS DO CONHECIMENTO Conhecimento do Mundo;

Estudo do Meio;

Ciências Naturais;

Geografia;

Biologia;

Geologia


Esta atividade articula-se com o currículo dos diversos níveis de ensino.


De que forma as alterações climáticas contribuem para a ocorrência de episódios extremos tais como a seca ou grandes enxurradas? Será que a mudança do coberto vegetal de espécies nativas para espécies exóticas e invasoras contribui para a perda de biodiversidade? E depois de um incêndio, quais as primeiras plantas a estabelecer-se, e como fica a permeabilidade e estabilidade desses solos? Estas são algumas das questões que vamos começar por discutir e testar!

No campo, vamos investigar o que é uma espécie invasora e identificar as que começam a dominar a paisagem ripícola de Barca D’Alva, contribuindo assim, para o projeto de ciência cidadã - Invasoras.pt.


As plantas invasoras são um problema grave e real. O que podemos fazer para evitar o seu domínio sobre as nossas espécies nativas?


Nota: A duração desta atividade será ajustada de acordo com as necessidades de cada grupo. Idealmente será desenvolvida no contexto de um dia inteiro na PCA. A sua realização estará sempre dependente das condições meteorológicas.


bottom of page