Drinkable Rivers

Município de Figueira de Castelo Rodrigo junta-se ao projeto europeu “Drinkable Rivers” para monitorizar a qualidade da água do rio Douro

A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo integrou o projeto europeu “Rios Potáveis” (nome original: “Drinkable Rivers”) e realizou no passado dia 21 de outubro as primeiras medições para analisar a qualidade da água do rio Douro, junto ao cais fluvial de Barca D’Alva.

Desta forma, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo faz parte dos 32 “Laboratórios de Água” (no original: “WaterLab Hubs”), espalhados por 14 países diferentes, que nas últimas três semanas mobilizaram 640 pessoas para monitorizar 36 rios, num esforço conjunto pela saúde do rios europeus e dos ambientes que os rodeiam.

O “Rios Potáveis” é um projeto internacional de ciência cidadã que envolve as populações locais para monitorizar a qualidade da água dos seus rios. Foi iniciado por Li An Phoa, ambientalista e professora universitária, que no passado verão realizou esta investigação, pela primeira vez, desde a nascente do rio Meuse, no sul de França, até ao Mar do Norte na Holanda, ao longo de 1061 quilómetros.

A partir de uma colaboração com a Universidade de Tecnologia - Delft e com a Universidade de Wageningen, ambas na Holanda, este projeto permite medir um conjunto vasto de parâmetros, como a dureza da água, conteúdo em nitratos e fosfatos, quantidade de minerais, número de bactérias E. coli (para detetar contaminação fecal na água), bem como analisar a paisagem envolvente.

Ao longo do próximo ano, a equipa da Plataforma de Ciência Aberta, em conjunto com a comunidade local, irá repetir, a cada mês, este conjunto de análises ao rio Douro, o que vai permitir monitorizar de forma regular e sistemática a qualidade da água e perceber, por exemplo, como poderá ser modificada pelo turismo fluvial.

A próxima sessão será já no dia 13 de novembro, em conjunto com os alunos do 1º ciclo de ensino da Freguesia de Escalhão (à qual pertence Barca D’Alva).

QUER PASSAR A ACOMPANHAR MAIS DE PERTO AS NOSSAS ATIVIDADES?

ENTÃO DEIXE AQUI O SEU ENDEREÇO DE CORREIO ELETRÓNICO.