INSETOS EM ORDEM EM BARCA D'ALVA

Atualizado: 3 de Dez de 2018


ÁREAS DO CONHECIMENTO Conhecimento do Mundo;

Estudo do meio;

Ciências naturais;

Geografia;

Biologia;

Geologia


Esta atividade articula-se com o currículo dos diversos níveis de ensino.


As alterações climáticas estão a afetar toda a biodiversidade do planeta Terra. O que acontecerá aos insetos, a classe de animais mais diversificada, que vive em quase todos os lugares do planeta, e que tem uma importância vital no solo, na vegetação e até no que comemos? Que impacto teria, no planeta e nas nossas vidas, se houvesse uma diminuição drástica na diversidade de insetos?

Nesta saída de campo vamos, de olho bem aberto, rede e lupa na mão, procurar, observar e identificar, até à ordem, os insetos de Barca D’Alva, fazendo uso de uma aplicação de telemóvel para nos ajudar. Em conjunto, e em colaboração com milhares de pessoas espalhadas pelo planeta, vamos contribuir para o projeto de ciência cidadã - iNaturalist.


E no nosso quotidiano, o que podemos fazer para para preservar a diversidade de insetos da nossa região?


Nota: A duração desta atividade, será ajustada de acordo com as necessidades de cada grupo. Idealmente será desenvolvida, no contexto de um dia inteiro na Plataforma de Ciência Aberta, podendo ou não, ser acompanhada de uma outra atividade. A sua realização estará sempre dependente das condições meteorológicas.


QUER PASSAR A ACOMPANHAR MAIS DE PERTO AS NOSSAS ATIVIDADES?

ENTÃO DEIXE AQUI O SEU ENDEREÇO DE CORREIO ELETRÓNICO.