
VOZES DO CLIMA: DIÁLOGO GLOBAL PARA A AÇÃO LOCAL
O projeto "Vozes do Clima: Diálogo Global para a Ação Local" tem como objetivo contribuir para a consciencialização da população portuguesa sobre a problemática das alterações climáticas, encorajando o exercício de uma cidadania ativa e global no contexto da ação climática.
As áreas de intervenção deste projeto são a região do Alentejo e do território da NUTS III das Beiras e Serra da Estrela.



CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA
Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências. Resultam de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG´S que fomentam a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade. (Link: https://clubes.cienciaviva.pt/)
Estamos muitos contentes por estar a trabalhar com vários Agrupamentos de Escolas a nível regional, com os quais organizamos encontros periódicos e um boletim para partilha de boas práticas.

INICIATIVA TRANSFRONTEIRIÇA
A Iniciativa Transfronteiriça é um movimento que promove a cooperação entre entidades e associações dos dois lados da fronteira ibérica, especialmente na região da Raia.
O objetivo é unir esforços para valorizar os recursos naturais e culturais, fomentar o desenvolvimento sustentável e fortalecer os laços entre as comunidades que vivem no Parque Natural das Arribas do Douro e no Vale do Águeda.
Através do diálogo e da colaboração, esta iniciativa procura enfrentar desafios comuns e aproveitar oportunidades conjuntas, construindo um futuro integrado e próspero para a região. É uma ponte de união, preservação e valorização de um território rico em biodiversidade, cultura e história.
JUNTOS PELAS ARRIBAS DO DOURO E DO ÁGUEDA
.png)
aBEIRAr
PARCERIA DE CIÊNCIA CIDADÃ PARA A VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO
aBEIRAr nasce do cruzar de objetivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior com a missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.

É CÁ DA TERRA
FEIRA DE SABERES E SABORES
O ciclo de eventos É CÁ DA TERRA – Feira de Saberes e Sabores tem como objetivos divulgar e valorizar os produtos endógenos, e respetivos produtores, do nosso concelho, estimulando assim a economia local e reavivando o sentimento de pertença e de ligação ao território.
📅 Datas: 4 maio, 22 junho, 24 agosto
Consultar os cartazes dos eventos em MAIS INFORMAÇÃO)
🕙 Horário: Das 12h às 20h
📍 Local: Mercado Municipal, Figueira de Castelo Rodrigo
PROJETOS ANTERIORES

WELLBEING BLITZ
PROJETO DE CIÊNCIA CIDADÃ
O Wellbeing Blitz foi um dos projetos de Ciência Cidadã financiados pelo projeto europeu IMPETUS.
Pretende promover ambientes alimentares que levem a escolhas mais saudáveis e sustentáveis, nomeadamente em adolescentes e jovens adultos.
Nesse sentido, em cada local do projeto, os jovens - os nossos cidadão cientistas - analisam o grau de alinhamento dos estabelecimentos alimentares que os rodeiam com a Dieta Mediterrânica, ao mesmo tempo que avaliam os seus próprios padrões de consumo alimentar - o que comem, onde comem e porquê. O WellBeing Blitz está a ser implementado em quatro concelhos portugueses com diferentes perfis geográficos e socioeconómicos - Figueira de Castelo Rodrigo, Covilhã, Viseu e Sintra.
Informação sobre os outros projetos de Ciência Cidadã financiados pelo IMPETUS aqui
Informação sobre o Wellbeing Blitz no site do projeto IMPETUS aqui
O projeto IMPETUS é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte Europa
da União Europeia, ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101058677.


BIOD'AGRO
SISTEMA OPERACIONAL INTELIGENTE DE INFORMAÇÃO E APOIO À DECISÃO EM AGROBIODIVERSIDADE
A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo integra o consórcio liderado pelo Instituto Superior de Agronomia, em conjunto com a Universidade da Beira Interior, a Spaceway, a Sinergiae Ambiente Lda e as Colinas do Douro - Sociedade Agrícola, financiado no âmbito do Concurso Promove - lançado pela Fundação “la Caixa” e pelo BPI, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para apoiar a dinamização das regiões de fronteira do interior de Portugal.BioD'Agro vem dar resposta a grandes desafios do território, através da criação de um laboratório de inovação numa vinha pertencente às Colinas do Douro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional. Neste laboratório será desenvolvido um sistema inteligente de alerta e informação que permitirá aos agricultores da região monitorizar, de forma remota, as suas culturas e tomar decisões que promovam a biodiversidade local e a sustentabilidade ambiental sem pôr em causa a produtividade agrícola.


FIGUEIRA CIRCULAR EM REDE
O projeto “Figueira Circular em Rede” permitiu fortalecer e expandir a estratégia ao nível da Economia Circular, que temos vindo a desenvolver e a implementar já desde 2019 (ver projeto Figueira Circular).
Com este projeto quisemos, por um lado, promover a cultura científica e tecnológica dos/as cidadãos/ãs, nomeadamente dos/as jovens, mas também impulsionar a cidadania ativa e o papel dos/as jovens enquanto agentes de mudança ambiental e social, tornando-os/as em mentores/as para a sustentabilidade.

H2020 OPEN SCIENCE HUB NETWORK
DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO LIDERADO PELA COMUNICADA ESCOLAR, ATRAVÉS DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO
A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo integra o consórcio europeu Open Science Hub Network (OSHub.Network; oshub.network), financiado pelo programa-quadro da União Europeia H2020. A Open Science Hub Network tem como objetivo envolver e apoiar as escolas e intervenientes locais em práticas de investigação e inovação, como ferramentas para abordar desafios localmente relevantes e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

H2020 EU-CITIZEN.SCIENCE
PLATAFORMA EUROPEIA PARA A CIÊNCIA CIDADÃ
A Plataforma de Ciência Aberta (PCA) - Município de Figueira de Castelo Rodrigo (www.plataforma.edu.pt), em colaboração com a Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal (http://scicom.pt/) e a Universidade de Coimbra (https://www.uc.pt/), integra o consórcio europeu EU-Citizen.Science (http://eu-citizen.science/), financiado pelo programa-quadro da União Europeia H2020. O EU-Citizen.Science tem como objetivo construir uma plataforma central para a ciência cidadã na Europa, permitindo a partilha de recursos relevantes, incluindo ferramentas, boas práticas e módulos de formação.

DRINKABLE RIVERS
A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo integrou o projeto europeu “Rios Potáveis” (nome original: “Drinkable Rivers”) e realizou no passado dia 21 de outubro as primeiras medições para analisar a qualidade da água do rio Douro, junto ao cais fluvial de Barca D’Alva.

FIGUEIRA CIRCULAR
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo foi financiado pelo Fundo Ambiental: Re-Educa, para criar um sistema de economia circular que recompensa a reutilização de desperdícios e a sua transformação em produtos de valor acrescentado, através da criação da moeda local - “Sustento” -, promovendo assim a adoção de práticas mais sustentáveis no uso eficiente e duradouro dos recursos.

ESCOLA ABERTA & CIDADANIA ATIVA
A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, tem vindo a trabalhar na conceptualização, desenvolvimento, implementação e avaliação da estratégia educativa Escola Aberta, em contexto formal, ao nível da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, através de um trabalho contínuo de co-criação e colaboração com os professores, e que vai agora no 2º ano de implementação.

iNATURE | LABORATÓRIO DE CIÊNCIA CIDADÃ
ESTÓRIAS DA FAIA BRAVA
A Faia Brava, e tudo o que nela habita – animais, onde se inclui o ser humano, plantas, rochas – é como um livro que nos conta estórias do mundo e da natureza a cada passo que damos. Nesta viagem, convidamos-te para um passeio na companhia da Ana Abel e da Ana Berliner, do Sr. Júlio e da Sra. Lucinda, todos/as com algo em comum – os territórios da Faia Brava que, de diferentes formas, fazem parte das suas vidas.
Um mesmo território, múltiplos olhares. Múltiplas vivências. Que, em conjunto, tornam este passeio pela Faia Brava mais rico, e também mais complexo. Permitindo refletir sobre a relação entre o ser humano e a natureza. Também ele próprio parte desta natureza.
GUIA PARA O/A CIDADÃO/Ã CIENTISTA DA FAIA BRAVA
Será que a altura em que as plantas desenvolvem flor ou fruto está a mudar como consequência das alterações climáticas?
E o que estará a acontecer nas plantas que habitam a Faia Brava?
Para responder a estas questões, desafiamos-te a embarcar no projeto de ciência cidadã "Fenologia e Alterações Climáticas", ao longo do teu passeio pela Reserva da Faia Brava.
Aceitas o desafio?