top of page
Precious Plastic

Figueira de Castelo Rodrigo paga lixo reutilizável em moeda local e transforma lixo em produtos mais sustentáveis

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo foi financiado pelo Fundo Ambiental: Re-Educa, para criar um sistema de economia circular que recompensa a reutilização de desperdícios e a sua transformação em produtos de valor acrescentado, através da criação da moeda local - “Sustento” -, promovendo assim a adoção de práticas mais sustentáveis no uso eficiente e duradouro dos recursos. A iniciativa nasce dentro do projeto-piloto “Figueira Circular”, promovido pela Plataforma de Ciência Aberta e pelo Gabinete de Ambiente do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com diversas entidades locais, como a “e.cos - Iniciativa Comunitária para a Sustentabilidade”.

No decorrer da implementação do projeto-piloto, os estudantes do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo (e respectivas famílias) são incentivados e recompensados com a moeda “Sustento” a separar e a entregar na escola resíduos de plástico e de tecidos. Estes resíduos são depois transformados em produtos de maior duração e que vão ao encontro de necessidades identificadas pela comunidade local (por exemplo, sacos de compras, lancheiras, material escolar reciclado como réguas, cadernos reutilizáveis, estojos) - produtos “Sustento” -, promovendo um consumo mais eficiente e sustentável.

Os produtos “Sustento” são criados a partir de ferramentas de reciclagem e upcycling (reaproveitamento e reutilização) locais, como técnicas de fusão de plástico e de costura, impressão 3D, ou utilizando as máquinas desenvolvidas pelo projeto internacional Precious Plastic, que permitem transformar plástico em praticamente qualquer objeto, e que estarão disponíveis no edifício da Plataforma de Ciência Aberta, em Barca D’Alva, a partir do final de outubro.

Na Plataforma de Ciência Aberta serão desenvolvidas oficinas utilizando estas mesmas técnicas e ferramentas, que permitirão a qualquer visitante participar na criação dos produtos “Sustento”.

Através deste mecanismo de economia circular, as famílias aumentam assim o seu poder de compra, permitindo-lhes adquirir os produtos “Sustento” através da troca pela moeda “Sustento”. Consoante os resíduos entregues na escola, cada aluno receberá o montante correspondente em “Sustentos”, cujo valor varia de acordo com a quantidade e o tipo de resíduo entregue.

Os “Sustentos” poderão ainda ser utilizados como créditos no acesso ao ginásio ou a bilhetes de cinema, promovendo também hábitos culturais e sociais quotidianos mais saudáveis e sustentáveis.

 

Este projeto-piloto culminará em dezembro de 2019 com a realização de um Fórum de Economia Circular, com o qual se pretende criar uma rede de partilha de boas práticas, metodologias e conhecimento entre projetos a serem desenvolvidos em diferentes pontos do país e por diferentes tipos de entidades (Municípios, Freguesias, organizações não governamentais, grupos de cidadãos, institutos de investigação).

AGENDA:
- 16 e 17/11/2019 - 1.ª Recolha Figueira Circular;
- 06/11/2019 - 2.ª Recolha Figueira Circular;
- 25/11/2019 - 3.ª Recolha Figueira Circular;
- 04/02/2020 - 4.ª Recolha Figueira Circular;
- 02/03/2020 - 5.ª Recolha Figueira Circular;
- 24/03/2020 - 6.ª Recolha Figueira Circular;
- 20/04/2020 - 7.ª Recolha Figueira Circular;
- 19/06/2020 - 8.ª Recolha Figueira Circular;
Tipos_de_Plásticos
Equipa do projeto:

















 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Maria José Patrício Seco
José Luís Correia Varela
Maria Judite Santos Correia
Catarina Alexandra Aguilar Guerra
Lúcia Margarida Pinto de Meneses Duarte Afonso
Miguel Ângelo Ramos Gomes
Sandra Cristina Sobral Caçote
MJS_edited.png

Maria José Patrício Seco
Gestora de Projetos

SC_edited.png

Sandra Cristina Sobral Caçote
Gestora de Projetos

Lúcia (2)_edited.png

Lúcia Margarida Pinto de Meneses Duarte Afonso
Gestora de Projetos

José Varela.png

José Luís Correia Varela
Gestora de Projetos

bottom of page