Recrutamento
Gestor/a de Investigação Participativa
A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo (PCA-MFCR) é um projeto de inovação social que aproxima a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais e regionais. Estabelecida pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo (MFCR), em parceria com a Universidade de Leiden (Países Baixos), é o primeiro hub da rede internacional Open Science Hub.
O trabalho desenvolvido pela PCA-MFCR assenta em três eixos: Escola Aberta, Economia Circular e Ciência Cidadã e Investigação de Base Participativa (mais informação aqui).
Em particular, o eixo Ciência Cidadã e Investigação de Base Participativa promove a colaboração entre a comunidade local e a comunidade científica de universidades e institutos de investigação, e fomenta a participação dos cidadãos em processos de investigação, com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis para desafios locais.
Neste contexto, a PCA-MFCR integra o consórcio BioD'Agro, financiado pela 3ª edição do Programa Promove - lançado pela Fundação “la Caixa” e pelo BPI, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para apoiar a dinamização das regiões de fronteira do interior de Portugal. O projeto BioD'Agro tem como objetivo desenvolver um sistema inteligente de alerta e informação que permitirá aos agricultores monitorizar as suas culturas, de forma remota, e tomar decisões que promovam a biodiversidade local e a sustentabilidade ambiental.
O consórcio BioD'Agro é constituído pelo Instituto Superior de Agronomia (coordenador), Universidade da Beira Interior, Spaceway, Sinergiae Ambiente Lda, Colinas do Douro - Sociedade Agrícola e Município de Figueira de Castelo Rodrigo.
A Plataforma de Ciência Aberta está à procura de um/a colaborador/a
-Gestor/a de Investigação Participativa -
a tempo inteiro, para trabalhar ao nível do eixo Ciência Cidadã e Investigação de Base Participativa, nomeadamente no projeto BioD'Agro, bem como no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de ciência cidadã para o território.
Responsabilidades:
-
No âmbito do projeto BioD'Agro:
-
Desenvolvimento e implementação de estratégia centrada no utilizador, que inclui: mapeamento de stakeholders relevantes; desenho, organização e implementação de reuniões de grupos focais; desenvolvimento do modelo de replicabilidade e sustentabilidade
-
Desenvolvimento e implementação da estratégia de comunicação e disseminação do projeto BioD'Agro
-
-
Definição e desenvolvimento de estratégia e projetos na área da ciência cidadã com impacto no território, incluindo estabelecimento de parcerias com universidades, institutos de investigação, indústria, sociedade civil e decisores políticos
-
Apoio na gestão e desenvolvimento da iniciativa aBEIRAr - parceria de ciência cidadã para a valorização do território
-
Apoio no desenvolvimento e implementação de projetos da Plataforma de Ciência Aberta
Critérios de seleção:
-
Licenciatura, mestrado ou doutoramento na área da ciência, educação ou comunicação de ciência, ou numa outra área relacionada;
-
Experiência demonstrada na construção de relações de parceria e no desenvolvimento e implementação de sessões participativas e de co-criação;
-
Experiência em projetos de investigação;
-
Experiência na área de investigação participativa de base comunitária (community-based participatory research) e/ou ciência cidadã
-
Experiência com design-thinking e user-centered design será considerada uma mais-valia
-
Experiência no desenvolvimento de conteúdos de comunicação
-
Competências demonstradas em comunicação verbal e oral
-
Nível nativo de Português e fluência em Inglês, oral e escrita
É fundamental que tenha gosto para aprender sobre novas áreas científicas e partilhar conhecimento, vontade para aceitar circunstâncias de mudança, que seja um trabalhador de equipa e com capacidade para gerir os interesses de diferentes parceiros.
Deverá ainda ter uma abordagem estruturada e organizada em relação ao trabalho, capacidade de definir prioridades e de planear tarefas tendo um foco tanto nos resultados como nos processos.
O/A Gestor/a de Investigação Participativa terá um contrato de prestação de serviços (recibos verdes), de acordo com as seguintes condições:
-
Trabalho a tempo inteiro
-
Remuneração líquida mensal: entre 1015 € e 1772 €, dependendo das qualificações académicas
-
Duração prevista do contrato: 1 de novembro de 2021 até 31 de março de 2024
Informação adicional e candidatura:
O candidato deverá enviar uma carta de motivação (1 página) e CV, onde deverá indicar duas referências até 15 de setembro de 2021, para o email: info@plataforma.edu.pt.
Para mais informação, contactar:
Maria Vicente: maria@plataforma.edu.pt
Comité de seleção:
-
Ana Pires, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
-
Maria Vicente, Plataforma de Ciência Aberta, Município de Figueira de Castelo Rodrigo - Universidade de Leiden
-
Pedro Dinis Gaspar, Universidade da Beira Interior
-
Pedro Russo, Plataforma de Ciência Aberta, Universidade de Leiden