top of page

Plataforma de Ciência Aberta

 

A Plataforma de Ciência Aberta é um projeto de inovação social do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, que nasceu em 2017 a partir de uma colaboração com a Universidade de Leiden, Países Baixos.

A nossa missão é aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais e regionais, e utilizar a investigação e a inovação como ferramentas para o desenvolvimento comunitário.

 

A partir de 2021, a Plataforma de Ciência Aberta passou a integrar a Rede de Centros Ciência Viva, enquanto Membro Associado.

 

O nosso trabalho centra-se em quatro pilares:

  • Comunicação participativa

Queremos efetivar interações dinâmicas entre cientistas/comunicadores de ciência e cidadãos/comunidades, onde diferentes formas de conhecimento e experiências são reconhecidas, partilhadas e valorizadas, conduzindo a perspectivas mais inclusivas e democráticas.

  • Escola aberta

Queremos promover ambientes educativos que contribuam para o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades, onde os projetos escolares respondem às necessidades e desafios da vida real e baseiam-se no trabalho colaborativo com parceiros locais.

  • Ciência cidadã e comunitária

Queremos impulsionar e fortalecer a colaboração entre cidadãos, organizações da sociedade civil, indústria, decisores políticos e comunidade científica para partilhar, recolher e construir conhecimento sobre o território, contribuindo assim para a sua valorização.

  • Economia Circular

Queremos ajudar a combater as alterações climáticas e outros desafios globais, como a perda de biodiversidade, o desperdício de recursos e a poluição. Por isso, temos como eixo transversal à nossa atividade a Economia Circular, onde materiais nunca se transformam em resíduos e a natureza é regenerada.


 

Desta forma, e em colaboração com a comunidade envolvente, a Plataforma de Ciência Aberta contribui para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável do nosso território.

bottom of page