ABEIRAR _ cor PNG.png

aBEIRAr é um convite à curiosidade, à exploração e à descoberta dos recursos do território das Beiras e Serra da Estrela. É um trilhar pelo território, no cruzamento entre a literatura e a ciência. É um apelo à participação conjunta de cidadãos, artistas e cientistas, pela construção de conhecimento e pela preservação e valorização do território.

O ciclo de eventos Abeirar irá percorrer os 15 concelhos da CIMBSE, numa sequência de três temporadas, cada uma dedicada a um tema central para o território - Água, Céu, Rocha - e que acontecerão na Primavera, Verão e Outono, respetivamente.

Caminharemos em conjunto, inspirados por um livro e pelas estórias da terra, mas também pelas estórias da ciência, que transformarão cada um de nós em cidadãos cientistas, embaixadores do território para a monitorização da qualidade e características da água, do céu e da rocha. Promovendo o conhecimento e o envolvimento dos cidadãos por um bem comum, por um mesmo território.

Calendário

Água

Covilhã

8 de maio

Cartaz-ABEIRAR-_-COVILHA-scaled.jpg
  • Facebook

Pinhel

15 de maio

Cartaz-ABEIRAR-_-PINHEL-scaled.jpg
  • Facebook

Sabugal

22 de maio

Cartaz-ABEIRAR-_-SABUGAL-scaled.jpg
  • Facebook

Celorico da Beira

29 de maio

Cartaz-ABEIRAR-_-CELORICO-DA-BEIRA-scale
  • Facebook

Gouveia

5 de junho

Cartaz-ABEIRAR-_-GOUVEIA-scaled.jpg
Céu

Belmonte

3 de julho

Mais Informações em breve

Figueira de Castelo Rodrigo

10 de julho

Mais Informações em breve

Almeida

17 de julho

Mais Informações em breve

Fornos de Algodres

24 de julho

Mais Informações em breve

Seia

31 de julho

Mais Informações em breve

Rocha

Fundão

2 de outubro

Mais Informações em breve

Mêda

9 de outubro

Mais Informações em breve

Guarda

16 de outubro

Mais Informações em breve

Trancoso

23 de outubro

Mais Informações em breve

Manteigas

30 de outubro

Mais Informações em breve

aBEIRAr.pdf_extract_1.jpg

Para participar é necessário inscrição prévia. Consulte o cartaz individual para informações específicas.

Comissão Organizadora

Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE)

Constituída em 2017, a RIBBSE é a rede de Bibliotecas Municipais que integra a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a que se juntaram a Biblioteca da Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda. “EM REDE NUNCA LEMOS SÓS” simboliza o objetivo principal desta Rede, que é criar sinergias entre todas as Bibliotecas, de forma a promover um conjunto de serviços e conteúdos, acessíveis a toda a comunidade desta região.

cropped-ndice-1.png

Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo (PCA-MFCR)

Inaugurada em 2017, a PCA-MFCR (www.plataforma.edu.pt) resulta de uma colaboração com a Universidade de Leiden - Países Baixos, com a missão de aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano de comunidades locais, através de abordagens participadas de inovação social, ciência cidadã e escola aberta, e da colaboração estreita com parceiros locais e regionais, incluindo escolas, universidades, sociedade civil, indústria, empresas e decisores políticos.

PCA_Municipio_Leiden_Cor.png

Estrela Geopark Mundial da UNESCO

Classificado em 2020 pela UNESCO, devido ao relevante património geológico, à ocupação humana e à identidade da sua paisagem, o Estrela Geopark constitui um território de 9 municípios e mais de 120 locais de interesse geológico. Para além da preocupação com a valorização e a preservação do património geológico, tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável, através de iniciativas assentes na ciência, na educação, no turismo e na comunicação.

Universidade da Beira Interior

O Instituto Politécnico da Covilhã nasceu em 1973, na cidade considerada a “Manchester portuguesa”, tendo sido convertido em Universidade da Beira Interior a 30 de abril de 1986. A UBI foi ampliando a sua área de abrangência científica, sendo, atualmente, uma das universidades nacionais em evidente expansão. Alcançou o estatuto de academia, recebendo alunos nacionais e internacionais de dezenas de nacionalidades, nomeadamente dos países lusófonos e da América Latina.

logo_ubi_vhorizontalA.jpg