ABEIRAR _ cor PNG.png

aBEIRAr é uma parceria de ciência cidadã que tem como missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.

aBEIRAr nasce do cruzar de objetivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior.

O ciclo de eventos Abeirar irá percorrer os 15 concelhos da CIMBSE, numa sequência de três temporadas, cada uma dedicada a um tema central para o território - Água, Céu, Rocha - e que acontecerão na Primavera, Verão e Outono, respetivamente.

Caminharemos em conjunto, inspirados por um livro e pelas estórias da terra, mas também pelas estórias da ciência, que transformarão cada um de nós em cidadãos cientistas, embaixadores do território para a monitorização da qualidade e características da água, do céu e da rocha. Promovendo o conhecimento e o envolvimento dos cidadãos por um bem comum, por um mesmo território.

Calendário

Água

Cartaz

Geral

Cartaz ABEIRAR _ GERAL ÁGUA.jpg

Covilhã

8 de maio

Cartaz-ABEIRAR-_-COVILHA-scaled.jpg
fb.png
fb.png

Pinhel

15 de maio

Cartaz-ABEIRAR-_-PINHEL-scaled.jpg
fb.png

Sabugal

22 de maio

Cartaz-ABEIRAR-_-SABUGAL-scaled.jpg
fb.png

Celorico da Beira

29 de maio

Cartaz-ABEIRAR-_-CELORICO-DA-BEIRA-scale
fb.png

Gouveia

5 de junho

Cartaz-ABEIRAR-_-GOUVEIA-scaled.jpg
Céu

Cartaz

Geral

20210703_Cartaz ABEIRAR _ GERAL CÉU.jpg

Belmonte

3 de julho

20210703_Cartaz ABEIRAR _ BELMONTE.jpg

Almeida

10 de julho

20210710_Cartaz ABEIRAR _ ALMEIDA.jpg

Figueira de Castelo Rodrigo

17 de julho

20210717_Cartaz ABEIRAR _ Figueira de Castelo Rodrigo (1).jpg
fb.png

Fornos de Algodres

24 de julho

20210724_Cartaz ABEIRAR _ Fornos de Algodres.jpg

Seia

31 de julho

20210731_Cartaz ABEIRAR _ SEIA.jpg

Cartaz

Geral

20211002_Cartaz ABEIRAR _ GERAL ROCHA FINAL.jpg

Fundão

2 de outubro

20211002_Cartaz ABEIRAR _ FUNDÃO.jpg

Mêda

10 de outubro

20211010_Cartaz ABEIRAR _ MÊDA.jpg

Guarda

16 de outubro

20211016_Cartaz ABEIRAR _ GUARDA.jpg

Trancoso

24 de outubro

20211024_Cartaz ABEIRAR _ TRANCOSO.jpg

Manteigas

30 de outubro

20211030_Cartaz ABEIRAR _ MANTEIGAS.jpg
20210508_Cartaz ABEIRAR _ GERAL FINAL.jpg

Para participar é necessário inscrição prévia. Consulte o cartaz individual para informações específicas.

Comissão Organizadora

Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE)

Constituída em 2017, a RIBBSE é a rede de Bibliotecas Municipais que integra a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a que se juntaram a Biblioteca da Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda. “EM REDE NUNCA LEMOS SÓS” simboliza o objetivo principal desta Rede, que é criar sinergias entre todas as Bibliotecas, de forma a promover um conjunto de serviços e conteúdos, acessíveis a toda a comunidade desta região.

cropped-ndice-1.png

Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo (PCA-MFCR)

Inaugurada em 2017, a PCA-MFCR (www.plataforma.edu.pt) resulta de uma colaboração com a Universidade de Leiden - Países Baixos, com a missão de aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano de comunidades locais, através de abordagens participadas de inovação social, ciência cidadã e escola aberta, e da colaboração estreita com parceiros locais e regionais, incluindo escolas, universidades, sociedade civil, indústria, empresas e decisores políticos.

PCA_Municipio_Leiden_Cor.png

Estrela Geopark Mundial da UNESCO

Classificado em 2020 pela UNESCO, devido ao relevante património geológico, à ocupação humana e à identidade da sua paisagem, o Estrela Geopark constitui um território de 9 municípios e mais de 120 locais de interesse geológico. Para além da preocupação com a valorização e a preservação do património geológico, tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável, através de iniciativas assentes na ciência, na educação, no turismo e na comunicação.

geopark_estrela13072020min2.png

Universidade da Beira Interior

O Instituto Politécnico da Covilhã nasceu em 1973, na cidade considerada a “Manchester portuguesa”, tendo sido convertido em Universidade da Beira Interior a 30 de abril de 1986. A UBI foi ampliando a sua área de abrangência científica, sendo, atualmente, uma das universidades nacionais em evidente expansão. Alcançou o estatuto de academia, recebendo alunos nacionais e internacionais de dezenas de nacionalidades, nomeadamente dos países lusófonos e da América Latina.

logo_ubi_vhorizontalA.jpg