A ACONTECER

Programa de Intercâmbio Escolar

Durante três dias de exploração, alunos e professores partirão à descoberta de Ribacôa.

Exposição temporária: "Conversas com
o Planeta Terra: Comunidades Locais
e Alterações
Climáticas"

Trata-se de uma exposição que reúne testemunhos da vida das comunidades locais, colocando a descoberto a vulnerabilidade em que se encontram, enfrentando cara-a-cara os desastres naturais. As alterações climáticas são uma realidade que não podemos negar. O planeta muda a uma velocidade vertiginosa e os efeitos crescentes constituem um cenário completamente novo para muitas comunidades locais por todo o mundo.

 
​Já aconteceu
Rios Potáveis (Drinkable Rivers) 3ª Sessão

A sessão de 4 de janeiro será já a 3ª edição deste conjunto de análises mensais da água do rio Douro no âmbito do projeto Drinkable Rivers.

Fórum Circular

Encontro sobre Economia Circular e Sustentabilidade que tem como objetivo partilhar boas práticas na área da Economia Circular e da Sustentabilidade, ao nível de municípios, universidades, associações, grupos de cidadãos, promover uma rede de colaboração nestas áreas, e discutir como é que os processos de Economia Circular poderão ser uma alavanca para o desenvolvimento de produtos sustentáveis e de valor acrescentado. Este fórum a acontece no âmbito do projeto Figueira Circular.

Festival Ciência Viva do Vale do Côa

Na segunda edição do Festival Ciência Viva do Vale do Côa rumamos ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com mais stands de exposição, workshops, oficinas temáticas e momentos de partilha com cientistas.
 

Apresentação do Livro "Equipamentos para a Educação Ambiental"

Este livro contribui para o conhecimento de um conjunto de iniciativas heterogéneas existentes no interior Norte e Centro de Portugal Continental.

Dia 18 de Outubro, às 12.30, no Mercado Municipal, Figueira de Castelo Rodrigo  

10X10 
10 Temas | 10 Países

Programa de intercâmbio virtual escolar envolvendo 10 temas transversais na Ciência em 10 países, no âmbito da iniciativa Eddington na Sundy: 100 anos depois (E@S).

O Céu da Nossa Terra

Conjunto de observações, ao telescópio, do céu noturno de várias localidades do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Atividades gratuitas e inseridas no Programa Ciência Viva no Verão em rede e em parceria com o Museu do Côa.

Apoio do Programa Ciência Viva no Verão em Rede, das juntas de freguesia, lares e centros de dia das localidades envolvidas.

Stix Camp 2019

Nos dias 28, 29 e 30 de junho, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo - uma das 7 Maravilhas de Portugal: Aldeia Autêntica -, recebe a 3ª edição do StixCamp, este ano com o mote “Desenvolvimento de Comunidades através da Ciência e da Arte”.

Inspirados pela paisagem de Ribacôa e pelo eclético painel de convidados nacionais e internacionais, propomos 3 dias de reflexão e de trabalho conjunto, dedicados à criação de estratégias colaborativas para o desenvolvimento local através da ciência e da arte.

Todo o conteúdo do evento será apresentado e discutido em Inglês.

Ciclo de Eventos - Escola Aberta à Comunidade

Este ciclo de eventos surge numa perspectiva de Escola Aberta, em que se procura potenciar a relação entre a escola e a sociedade, promovendo a discussão e a participação em questões de relevância local, através da colaboração com universidades, institutos de investigação, empresas, famílias e a restante comunidade.

Uma co-organização Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo e Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

Cidadania e Inclusão - Fórum Intermunicipal de Escolas

A escola é um espaço para aprendermos sobre o mundo em que vivemos e sobre como podemos tornar este mundo num sítio melhor, em que todos podemos conviver e continuar a aprender. Já olhaste à tua volta? Que problemas reais existem no sítio em que vives? Na escola, em colaboração com parceiros locais da tua zona, podes tentar solucionar esses problemas.


O Fórum Intermunicipal de Escolas "Cidadania e Inclusão" pretende ser um espaço de divulgação e partilha de projetos escolares focados na resolução de desafios reais, e que fomentem a colaboração com parceiros locais e o envolvimento das famílias e comunidades da tua região. Uma co-organização Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo e Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

Este fórum está integrado no Encontro de Educação "A Par e Passo, Todos Juntos Vamos Construir o Futuro", uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares, o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, a Plataforma de Ciência Aberta e o Gabinete de Educação - Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Oficina de Formação "Educação Ambiental nas Arribas do Douro: preparando o pós-Life Rupis

Ação de formação, no âmbito do Life Rupis, que pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável local e para a formação cidadã dos jovens em idade escolar, munindo os professores de ferramentas e conhecimentos para a realização de atividades pós-projecto.

Inscrições gratuitas mas obrigatórias (até 23 janeiro).

Ignite IAstro, O Universo em contrarrelógio numa digressão por Portugal

Aceite o convite para uma viagem do Sistema Solar às estrelas e às galáxias com 9 investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Chama-se Ignite IAstro e estará em Figueira de Castelo Rodrigo no dia 4 de maio. A entrada é gratuita e será na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo, com início às 21h30. 

cartaz_V2.png
Science CAMP18

7-9 Junho de 2018
Figueira de Castelo Rodrigo / Escalhão

Em 2018 decorrerá a primeira edição dedicada ao tema:

O Espaço.

O Science Camp é um evento de intercâmbio escolar científico, que junta os ingredientes de um acampamento, escola de verão, saídas de campo, e muita exploração, energia e interação.
São três dias de oficinas de ciência, observações astronómicas, caminhadas de exploração, palestras e muita conversa com cientistas. Tudo isto em pleno património mundial no interior de Portugal, entre os rios Douro, Águeda e Côa, e com Espanha no horizonte. Num cenário de natureza em bruto, vida selvagem, gravuras rupestres milenares, e um céu repleto de estrelas.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

poster_scicom_pt_2018_web.png
SCICOM PT2018

6º Congresso de Comunicação de Ciência

10-12 Outubro de 2018
Figueira de Castelo Rodrigo / Escalhão

Entre 10 e 12 de Outubro, Figueira de Castelo Rodrigo tornar-se-á a capital nacional da comunicação de ciência, com a realização do 6º Congresso de Comunicação de Ciência - SciComPT 2018, este ano organizado em parceria pela Rede SciComPT e pela Plataforma de Ciência Aberta, Os temas foco do Congresso são a participação e inclusão, com algumas das sessões focadas em "Ciência e Cidadania", "Educação Inclusiva" ou "Relação com outros públicos" e dará especial atenção à sustentabilidade e à divulgação de projetos e produtos locais.

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 1 DE OUTUBRO

QUER PASSAR A ACOMPANHAR MAIS DE PERTO AS NOSSAS ATIVIDADES?

ENTÃO DEIXE AQUI O SEU ENDEREÇO DE CORREIO ELETRÓNICO.