top of page

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ESCOLAR

Os Mistérios de Ribacôa: Programa de Intercâmbio Escolar

Durante três dias de exploração, alunos e professores partirão à descoberta de Ribacôa, através de uma viagem por aldeias históricas, gravuras rupestres, natureza selvagem, sempre com a ciência na mochila. E ao cair da noite, a exploração continua, por entre crateras da Lua, anéis de Saturno, luas de Júpiter e nebulosas de estrelas longínquas.

 

Com a vontade de dar a conhecer o património imenso e o valor desta região, a PCA - MFCR, a Fundação Côa Parque, o Município de Vila Nova de Foz Côa, a Associação Transumância e Natureza e a CARB - Cooperativa Artística da Raia Beirã decidiram unir esforços e criar um Programa de Intercâmbio Escolar - Os Mistérios de Ribacôa (este ano, na 2ª edição) - dirigido aos alunos e professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

ESGOTADO

A região de Ribacôa, escondida a nordeste de Portugal, entre os rios Côa, Águeda e Douro, e junto à fronteira com Espanha (na raia), guarda um tesouro ainda desconhecido para muitos de nós.

 

Com uma biodiversidade interminável, é o local escolhido por muitas aves para nidificar, como o britango e o grifo (duas espécies de abutre), ou a águia-real e de Bonelli, e aqui têm regressado várias espécies de mamíferos, como o corço, o javali, a raposa, o gato-bravo e, ultimamente, o lobo-ibérico. Para além da vida selvagem, o vale do Côa conta a História dos grupos humanos que povoaram as suas margens durante milénios, através de uma coleção incrível de gravuras nas rochas (a maior no mundo!), num museu a céu aberto  —  o Parque Arqueológico do Vale do Côa, Património Mundial da UNESCO. Dos tempos medievais, ficaram as aldeias históricas, pontes antigas e uma grande gala de castelos e fortalezas, da altura em que o rio Côa era a fronteira entre os reinos de Portugal e Espanha. E como se não bastasse, o Alto Douro Vinhateiro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo, que combina a natureza monumental do vale do rio Douro, de costas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas. Também Património Mundial da UNESCO. Sem esquecer todo o património rural, etnográfico e gastronómico.

PROGRAMA:

DIA 1 / Quarta-feira

Possibilidade de transporte desde as estações de comboio da Guarda ou do Pocinho até Figueira de Castelo Rodrigo, nos seguintes horários:

Chegada do comboio à Guarda: 11h59

Chegada do comboio ao Pocinho: 12h36

13h30

Almoço na cantina do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

15h00

"Encontros com a História" em Castelo Rodrigo ou visita ao Convento de Santa Maria de Aguiar (dependerá das condições meteorológicas)

17h30

Atividade de ciência na Plataforma de Ciência Aberta, Barca D'Alva 

19h00

Jantar em Barca D'Alva (Restaurante Local)

21h00

Visita guiada ao céu e observação com telescópio ou oficina de ciência na Plataforma de Ciência Aberta, Barca D'Alva (dependerá das condições meteorológicas)

Pernoita (acantonamento) na Plataforma de Ciência Aberta, Barca D'Alva

DIA 2 / Quinta-feira

08h30

Saída para o Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa

09h30

Visita e atividades educativas no Museu do Côa

12h30

Almoço em Vila Nova de Foz Côa

14h00

Visita ao núcleo de arte rupestre da Penascosa

17h00

Saída para Barca D'Alva

19h00

Jantar em Barca D'Alva (Restaurante Local)

Pernoita (acantonamento) na Plataforma de Ciência Aberta, Barca D'Alva

DIA 3 / Sexta-feira

09h30

Saída para a Reserva Natural da Faia Brava

10h30

Visita à Reserva Natural da Faia Brava

13h30

Almoço na Cantina do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

16h00

Regresso a casa

Possibilidade de transporte desde Figueira de Castelo Rodrigo até às estações de comboio da Guarda ou do Pocinho, nos seguintes horários:

Saída para a estação da Guarda:

16h00 (Partida do comboio: 18h07)

Saída para a estação do Pocinho:

16h00 (Partida do comboio: 17h21)

O transporte entre o local de origem e Figueira de Castelo Rodrigo será da inteira responsabilidade de cada grupo.

Como efetuar a inscrição?

As inscrições são limitadas (no máximo 40 participantes por edição). E, cada grupo de participantes deverá ser constituído por, no mínimo, 1 professor(a) e 10 alunos (3ºCEB e/ou  Ensino Secundário).

 

As inscrições deverão ser efetuadas por um(a) professor(a) através do seguinte formulário:

ESGOTADO

Quando acontecerá?

O programa Os mistérios de Ribacôa tem a duração de 3 dias, que acontecem sempre de quarta a sexta-feira, entre março e maio de 2020, nas seguintes datas:

Março:

Abril:

Maio:

4, 5 e 6

22, 23 e 24

27, 28 e 29

Quais os custos e condições?

80€

(por participante)

Este valor inclui transporte local, acantonamento na Plataforma de Ciência Aberta, refeições (pequeno-almoço, lanches da manhã e da tarde, almoço e jantar), e participação em todas as atividades do evento.

Nota: 

  • Haverá um desconto de 25% para participantes oriundos dos seguintes territórios: Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), Associação de Municípios da Cova da Beira, Associação de Municípios do Douro Superior, Aldeias Históricas de Portugal, Raia Histórica-Castelos do Côa e Actas de Vistoria de Fronteira (Figueira de Castelo Rodrigo).

  • Professores, auxiliares e técnicos que acompanhem grupos escolares terão 50% de desconto no valor da respectiva inscrição (caso se aplique a condição anterior, ao desconto de 50% acresce o desconto de 25%).

bottom of page