Gestor/a de Projetos
Candidatura aberta até 12 de outubro de 2020
A Plataforma de Ciência Aberta (PCA) aproxima a investigação e a inovação do quotidiano de comunidades locais, envolvendo e apoiando escolas e atores locais na abordagem de desafios de relevância local. Em particular, a PCA promove o desempenho escolar e impulsiona o empreendedorismo e a inovação social na região através de colaborações com a escola, famílias, universidades, institutos de investigação, decisores políticos, sociedade civil e a comunidade em geral.
É um projeto do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com a Universidade de Leiden, sediado em Barca D’Alva, em pleno vale do Douro, junto à fronteira entre Portugal e Espanha.
A estratégia educativa da PCA, baseada na abordagem de Escola Aberta e em práticas de Ciência Cidadã, tem como princípios orientadores a construção de conhecimento e a valorização do território, bem como a abordagem de desafios locais, através de oportunidades de aprendizagem em STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). É implementada tanto em contexto não-formal como formal, dirigindo-se a um público desde o ensino pré-escolar até ao secundário, incluindo famílias.
A PCA está à procura de um/a colaborador/a - Gestor/a de Projetos - a tempo inteiro, por um período de 6 meses (com possibilidade de renovação), para desenvolver e implementar atividades e projetos em STEAM, no âmbito da estratégia educativa da PCA.
Responsabilidades:
-
Conceptualização, desenvolvimento, implementação e avaliação de ferramentas, atividades e projetos de educação em STEAM
-
Organização e implementação de visitas e oficinas para público escolar e famílias
-
Desenvolvimento e implementação de iniciativas de comunicação e de educação de ciência (feiras, festivais, intercâmbios escolares, cafés de ciência)
Critérios de Seleção:
-
Licenciatura ou mestrado na área da ciência, educação ou comunicação de ciência, ou numa outra área relacionada;
-
Experiência demonstrada em educação de ciência, nomeadamente no desenvolvimento e implementação de projetos e atividades com professores e estudantes, em contexto formal e/ou não formal;
-
Experiência no desenvolvimento de recursos educativos para professores será considerada uma mais-valia;
-
Experiência na área de ciência cidadã será considerada uma mais-valia;
-
Competências demonstradas em comunicação verbal e oral;
-
Nível nativo de Português e fluência em Inglês, oral e escrita.
É fundamental que tenha gosto para aprender sobre novas áreas científicas e partilhar conhecimento e que seja um trabalhador de equipa.
Deverá ainda ter uma abordagem estruturada e organizada em relação ao trabalho, capacidade de definir prioridades e de planear tarefas tendo um foco tanto nos resultados como nos processos.
O/a Gestor/a de Projetos terá um contrato de prestação de serviços com a Universidade de Leiden, de acordo com as seguintes condições:
-
Trabalho a tempo inteiro
-
Remuneração ilíquida: 1330 €
-
Duração prevista do contrato: 1 de janeiro de 2021 até 30 de junho de 2021 (com possibilidade de renovação)
Informação adicional e candidatura
O candidato deverá enviar uma carta de motivação (1 página) e CV até 12 de outubro de 2020, para o email: info@plataforma.edu.pt.
Para mais informação, contactar:
Maria Vicente: maria@plataforma.edu.pt
Comité de seleção:
-
Ana Faustino, Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo
-
Ana Peso, Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo
-
Paulo Jorge Lourenço, Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo
-
Maria Vicente, Open Science Hub Network, Universidade de Leiden
-
Pedro Russo, Open Science Hub Network, Universidade de Leiden