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Coordenador/a de STEAM e Escola Aberta

Candidatura aberta até 12 de outubro de 2020

A Plataforma de Ciência Aberta (PCA) - Município de Figueira de Castelo Rodrigo integra o consórcio europeu Open Science Hub Network, financiado pelo programa-quadro da União Europeia H2020, que tem como objetivo envolver e apoiar escolas e atores locais em STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), como ferramentas para abordar desafios de relevância local, e contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento local.

 

A PCA, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, desenvolve e implementa a estratégia educativa Escola Aberta, tanto em contexto formal como não-formal. A estratégia educativa Escola Aberta promove ambientes de aprendizagem onde as escolas, em colaboração com famílias, universidades, instituições científicas, sociedade civil, decisores políticos, desenvolvem projetos que vão ao encontro de necessidades reais da comunidades onde se inserem, potenciando o desenvolvimento de uma cidadania ativa, assim como a inovação e o bem-estar locais. 

 

A PCA tem como missão aproximar a investigação e a inovação do quotidiano de comunidades locais, envolvendo e apoiando escolas e atores locais na abordagem de desafios de relevância local, através de projetos de Inovação Social e de Escola Aberta. É um projeto do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com a Universidade de Leiden, sediado em Barca D’Alva, em pleno vale do Douro, junto à fronteira entre Portugal e Espanha.

 

A Plataforma de Ciência Aberta está à procura de um/a colaborador/a - Coordenador/a de STEAM e Escola Aberta - a tempo inteiro, para trabalhar no projeto europeu H2020 OSHub.Network.

Responsabilidades:

  • Coordenação da estratégia educativa STEAM e Escola Aberta, incluindo:

  • Estabelecimento de parcerias com universidades, institutos de investigação e indústria para desenvolvimento de projetos de investigação e inovação na região com ligação a educação STEAM

  • Procura de fontes de financiamento e desenvolvimento de candidaturas a projetos

  • Representação do projeto OSHub.Network em reuniões e conferências nacionais e internacionais

Critérios de Seleção:

  • Licenciatura, mestrado ou doutoramento na área da ciência, educação ou comunicação de ciência, ou numa outra área relacionada

  • Experiência demonstrada na gestão e desenvolvimento de projetos educativos, com professores e alunos 

  • Experiência na implementação e/ou desenvolvimento de ferramentas de avaliação de impacto em educação

  • Experiência em projetos de investigação

  • Experiência na construção de relações de parceria; experiência no desenvolvimento e implementação de sessões participativas e de co-criação será considerada uma mais-valia

  • Experiência no desenvolvimento e escrita de candidaturas

  • Competências demonstradas em comunicação verbal e oral

  • Nível nativo de Português e fluência em Inglês, oral e escrita

É fundamental que tenha gosto para aprender sobre novas áreas científicas e partilhar conhecimento, vontade para aceitar circunstâncias de mudança, que seja um trabalhador de equipa e com capacidade para gerir os interesses de diferentes parceiros.

Deverá ainda ter uma abordagem estruturada e organizada em relação ao trabalho, capacidade de definir prioridades e de planear tarefas tendo um foco tanto nos resultados como nos processos.

O/a Coordenador/a de STEAM e Escola Aberta terá um contrato de prestação de serviços, de acordo com as seguintes condições:

  • Trabalho a tempo inteiro

  • Remuneração ilíquida: entre 1330 € a 2000 €, dependendo das qualificações académicas

  • Duração prevista do contrato: 1 de janeiro de 2021 até 31 de setembro de 2022

Informação adicional e candidatura

O candidato deverá enviar uma carta de motivação (1 página) e CV até 12 de outubro de 2020, para o email: info@plataforma.edu.pt. A candidatura deverá ser redigida em inglês.

 

Para mais informação, contactar:

Maria Vicente: maria@plataforma.edu.pt

 

Comité de seleção:

  • desenvolvimento e dinamização de projetos escolares em colaboração com atores locais - escolas, famílias, comunidade local, universidades, institutos de investigação, indústria, empresas, média, decisores políticos, sociedade civil

  • desenho, desenvolvimento e implementação de formações para professores, e de ferramentas e recursos educativos

  • desenvolvimento e implementação de ferramentas de avaliação de impacto

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