top of page

Gestão de resíduos na escola

Objetivo:

Criar e desenvolver uma estratégia de gestão de resíduos para o AEFCR, por forma a diminuir a quantidade de lixo produzido na escola e assegurar a reciclagem do mesmo.

Equipa do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo:

Alunos do 2º CEB do Clube Ciência Viva na Escola e professora Sofia Fernandes (Professora 1º e 2º ciclos, Coordenadora do CCVE-AEFCR)

Parceiros:

Plataforma de Ciência Aberta

Associação de Pais de Figueira de Castelo Rodrigo

Clube Eco Figueira

Gabinete Técnico Florestal do MFCR

Resiestrela-Programa EcoValor

Zero Waste Lab

Ações:

1) Produção de ecopontos de papel/cartão, plástico/metal (embalagens) e palhinhas, pelos alunos-colaboradores, através da reutilização de materiais (caixas de cartão e garrafões de água); distribuição de ecopontos (produzidos pelos alunos e cedidos pelo Gabinete Técnico Florestal do MFCR e Resiestrela) pelas escolas EB1, EB2 e escola-sede (3º ciclo + secundário); sessões de recolha e separação de lixo nas escolas do AEFCR e respetiva monitorização.

No contexto do programa Ecovalor-Resiestrela, todo o papel/cartão e plástico/metal, separado nas diferentes escolas EB1, EB2 e escola-sede, é recolhido pela Resiestrela, sendo depois trocado por uma retribuição monetária em função da quantidade de lixo separado. As palhinhas recolhidas serão doadas ao Movimento Sem Palhinhas, para que possam ser reutilizadas na criação de outros materiais.

 

2) Dinamização de sessões de sensibilização sobre reciclagem para alunos, professores e assistentes operacionais, em colaboração com Alice Gama e Resiestrela-programa Ecovalor.

Eventos “Escola Aberta à Comunidade”

8 junho, “Um Sábado Com Ciência - Caminha e enche o saco”: recolha e separação de lixo em Figueira de Castelo Rodrigo, em parceria com Zero Waste Lab e com participação de alunos do AEFCR, famílias e comunidade geral (https://cm-fcr.pt/agenda-abril-jun-2019-2/, pág 12).

 

8 junho, “Um Sábado Com Ciência - Feira Circular”, feira de troca/venda de produtos em segunda mão, em que alunos do AEFCR irão dinamizar uma banca para troca/venda de livros e brinquedos (https://cm-fcr.pt/agenda-abril-jun-2019-2/, pág 12).

Links relevantes:

bottom of page