top of page

Agricultura biológica e intercâmbio intergeracional

Objetivo:

Criação e manutenção de uma horta biológica nos terrenos da escola EB2, promovendo o intercâmbio de conhecimento científico e tradicional e a partilha de experiências intergeracionais, a partir do trabalho em conjunto entre os alunos do AEFCR e a Academia Sénior Figueirense.

Equipa do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo:

Alunos do do Curso CEF - Sapadores Florestais e Engenheira Cláudia Dias

Parceiros:

Plataforma de Ciência Aberta

Gabinete Técnico Florestal do MFCR

Academia Sénior Figueirense - MFCR

Ações:

1) Criação e manutenção de uma uma horta, num terreno baldio na escola EB2, dedicada à plantação de culturas sazonais, e utilizando práticas de agricultura biológica.

2) Dinamização de uma oficina de pesticidas 100% biológicos, em colaboração com o Gabinete Técnico Florestal do MFCR, cujos protocolos são agora utilizadas para combater as diferentes pestes que atacam as culturas.

3) Monitorização do pH do solo da horta utilizando sensores caseiros (à base de couve roxa).

4) Participação dos alunos do Curso CEF-Sapadores Florestais no Orçamento Participativo Escolas com o projeto “Horta Biológica - Almoço saudável!”

5) Até ao final do ano letivo 2819/2019, pretende-se ainda organizar/participar um mercado para venda de produtos e organizar almoços para toda a escola. Além disso, a horta é um espaço que pode ser utilizado por diversas turmas, tanto como laboratório ao ar livre, como para atividades relacionadas com agricultura e alimentação.

Links relevantes:

bottom of page