top of page

PROJETOS

PROJETOS A DECORRER

ADPN.png

Vozes do Clima: Diálogo Global para a Ação Local

O projeto "Vozes do Clima: Diálogo Global para a Ação Local" tem como objetivo contribuir para a consciencialização da população portuguesa sobre a problemática das alterações climáticas, encorajando o exercício de uma cidadania ativa e global no contexto da ação climática.

As áreas de intervenção deste projeto são a região do Alentejo e do território da NUTS III  das Beiras e Serra da Estrela, sendo que o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, através da Plataforma da Ciência Aberta, é responsável pela realização das atividades nesta última área.

adpm.png
PCA_Municipio-removebg-preview.png
IMG_5729.JPG

O projeto LIFE LUPI LYNX

Novo projeto transfronteiriço irá criar condições para a recuperação de lobo e lince ibéricos a sul do rio Douro, na Beira Interior e na Extremadura Espanhola

O projeto LIFE LUPI LYNX, com início em janeiro, junta sete entidades portuguesas e duas espanholas num esforço transfronteiriço para criar as condições socio-ecológicas que contribuam para a recuperação do lobo-ibérico e do lince-ibérico a sul do rio Douro, em áreas onde as duas espécies começam a surgir ou têm ainda uma presença irregular. Pretende-se com este projeto promover uma melhor coexistência entre os referidos predadores e o homem, garantindo as condições de habitat e de convivência com as atividades humanas.

Captura-de-ecra-2024-01-04-143958.png
CARTAZ GERAL É CÁ DA TERRA.png

É CÁ DA TERRA

O ciclo de eventos É CÁ DA TERRA – Feira de Saberes e Sabores tem como objetivo divulgar e valorizar os produtos endógenos, e respetivos produtores, do nosso concelho, estimulando assim a economia local e reavivando o sentimento de pertença e de ligação ao território. Terá uma periodicidade mensal e acontecerá no Mercado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.

Em cada evento, para além da mostra, venda e consumo dos diversos produtos endógenos da região - através de uma zona de Praça e de Tasquinhas -  haverá ainda, um produto em destaque - Produto Rei (consultar o cartaz do evento). 

📅 Data: mensalmente (consultar o cartaz do evento)

🕙 Horário: Das 12h às 22h

📍 Local: Mercado Municipal, Figueira de Castelo Rodrigo

FEIRA DE SABERES E SABORES

BioD’Agro: Sistema operacional inteligente de informação e apoio à decisão em agrobiodiversidade

A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo integra o consórcio liderado pelo Instituto Superior de Agronomia, em conjunto com a Universidade da Beira Interior, a Spaceway, a Sinergiae Ambiente Lda e as Colinas do Douro - Sociedade Agrícola, financiado no âmbito do Concurso Promove - lançado pela Fundação “la Caixa” e pelo BPI, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para apoiar a dinamização das regiões de fronteira do interior de Portugal.
BioD'Agro vem dar resposta a grandes desafios do território, através da criação de um laboratório de inovação numa vinha pertencente às Colinas do Douro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional. Neste laboratório será desenvolvido um sistema inteligente de alerta e informação que permitirá aos agricultores da região monitorizar, de forma remota, as suas culturas e tomar decisões que promovam a biodiversidade local e a sustentabilidade ambiental sem pôr em causa a produtividade agrícola.

Clubes Ciência Viva na Escola

Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências. Resultam de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG´S que fomentam a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade. (Link: https://clubes.cienciaviva.pt/)

 

Estamos muitos contentes por estar a trabalhar com vários Agrupamentos de Escolas a nível regional, com os quais organizamos encontros periódicos e um boletim para partilha de boas práticas.

aBEIRAr: Parceria de Ciência Cidadã para a Valorização do Território

aBEIRAr nasce do cruzar de objetivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior com a missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.

Figueira Circular

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo foi financiado pelo Fundo Ambiental: Re-Educa, para criar um sistema de economia circular que recompensa a reutilização de desperdícios e a sua transformação em produtos de valor acrescentado, através da criação da moeda local - “Sustento” -, promovendo assim a adoção de práticas mais sustentáveis no uso eficiente e duradouro dos recursos.

PROJETOS ANTERIORES

GOOD FOOD 
GOOD LOOP

O projeto GOOD FOOD GOOD LOOP (GFGL) é um projeto de intervenção com metodologia de investigação participada de base comunitária que surge com a missão de combater o desperdício alimentar e, concomitantemente, promover a saúde das crianças e jovens em idade escolar e a saúde ambiental de uma forma inclusiva e integrativa. A implementação deste projeto contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo hábitos alimentares equilibrados e alinhados com os pressupostos da Dieta Mediterrânica (maior consumo de hortofrutícolas), reduzindo desperdício alimentar e contribuindo para um consumo mais sustentável.

Além disso, através de uma intervenção inter-municipal, entre dois territórios com caraterísticas socioculturais bastante distintas, será possível testar a efetividade, sustentabilidade e scaling-up do projeto noutros contextos.

H2020 Open Science Hub Network - desenvolvimento comunitário liderado pela comunidade escolar, através de investigação e inovação

A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo integra o consórcio europeu Open Science Hub Network (OSHub.Network; oshub.network), financiado pelo programa-quadro da União Europeia H2020. A Open Science Hub Network tem como objetivo envolver e apoiar as escolas e intervenientes locais em práticas de investigação e inovação, como ferramentas para abordar desafios localmente relevantes e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

H2020 EU-Citizen.Science - plataforma europeia para a Ciência Cidadã

A Plataforma de Ciência Aberta (PCA) - Município de Figueira de Castelo Rodrigo (www.plataforma.edu.pt), em colaboração com a Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal (http://scicom.pt/) e a Universidade de Coimbra (https://www.uc.pt/), integra o consórcio europeu EU-Citizen.Science (http://eu-citizen.science/), financiado pelo programa-quadro da União Europeia H2020. O EU-Citizen.Science tem como objetivo construir uma plataforma central para a ciência cidadã na Europa, permitindo a partilha de recursos relevantes, incluindo ferramentas, boas práticas e módulos de formação.

75196398_2682939821758069_28989878798060

Drinkable Rivers

A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo integrou o projeto europeu “Rios Potáveis” (nome original: “Drinkable Rivers”) e realizou no passado dia 21 de outubro as primeiras medições para analisar a qualidade da água do rio Douro, junto ao cais fluvial de Barca D’Alva.

 Escola Aberta & Cidadania Ativa

A Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, tem vindo a trabalhar na conceptualização, desenvolvimento, implementação e avaliação da estratégia educativa Escola Aberta, em contexto formal, ao nível da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, através de um trabalho contínuo de co-criação e colaboração com os professores, e que vai agora no 2º ano de implementação.

iNature Laboratório
de Ciência Cidadã:
IoN (Internet of
Nature)

O Laboratório de Ciência Cidadã: IoN (Internet of Nature) tem como objetivo o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de Ciência Cidadã que promovam a construção e comunicação de conhecimento científico em diferentes áreas naturais.

bottom of page