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O projeto “Figueira Circular em Rede” permitiu fortalecer e expandir a estratégia ao nível da Economia Circular, que temos vindo a desenvolver e a implementar já desde 2019 (ver projeto Figueira Circular). Com este projeto quisemos, por um lado, promover a cultura científica e tecnológica dos/as cidadãos/ãs, nomeadamente dos/as jovens, mas também impulsionar a cidadania ativa e o papel dos/as jovens enquanto agentes de mudança ambiental e social, tornando-os/as em mentores/as para a sustentabilidade.

 

O desenvolvimento, implementação, avaliação e expansão deste projeto resultou do trabalho de cooperação entre a Plataforma de Ciência de Aberta, a Rede de Centros Ciência Viva, os Clubes Ciência Viva na Escola, as redes de Bibliotecas Escolares e Municipais e os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida, entre outra entidades ligadas à investigação e à comunicação de ciência..


 

As ações do Figueira Circular em Rede foram organizadas em 2 eixos, que descrevemos abaixo para cada uma das Atividades:

  • Reciclar e reutilizar

  • Combater o desperdício alimentar

ATIVIDADE 1

CAPACITAR: Programa de capacitação e acompanhamento para agentes educativos locais

RECICLAR E REUTILIZAR

Entre maio e julho de 2022, foram realizados cinco eventos de formação, "Figueira, Comunidade Circular ".

Estes eventos tiveram como foco a aprendizagem de técnicas que permitem colocar em prática a economia circular no dia-a-dia, através de:

  • ações maker que permitem aplicar comportamentos mais sustentáveis (e.g. construir jogos tradicionais através de materiais de desperdício)

  • transformar espaços públicos, como a escola (tanto em salas de aula como no recreio) ou parques infantis, através de técnicas de reutilização de materiais.

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COMBATER O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Este eixo, com a iniciativa designada de Good Food Good Loop (GFGL), surgiu de uma parceria entre os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo (MFCR) e de Sintra (MS), Serviços Municipalizados de Sintra (SMAS), Agrupamentos de Escolas (AE) de FCR e D. Carlos I - Sintra e a Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa (FMUL). 

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ATIVIDADE 2

CONSTRUIR CIDADÃOS/ÃS ATIVOS/AS - Desenvolvimento de ações-piloto

RECICLAR E REUTILIZAR

Durante os anos letivos de 2021/22 e 2022/23 realizaram-se atividades tanto com alunos (Agrupamentos de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e de Almeida) como com séniores (Academia Sénior Figueirense) para promover comportamentos sustentáveis, nomeadamente ao nível da redução do consumo e da promoção da reutilização/reciclagem de materiais e recursos.

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COMBATER O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

No ano letivo  de 2022/23, foram realizadas diversas sessões de educação-ação sobre literacia alimentar e combate ao desperdício dirigidas aos alunos dos CEF/EP e do 1.º CEB.

Foi desenvolvido um Manual de Atividades GFGL, onde se encontram as diversas atividades desenvolvidas.

 

Manual de Atividades GFGL aqui

Fotos e publicações nas redes sociais aqui

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ATIVIDADE 3

ENVOLVER - Mapeamento de boas práticas na área da economia circular e organização de Feira Circular

RECICLAR E REUTILIZAR

Foram organizadas Feiras Circulares em diversas aldeias do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que aconteceram em paralelo com as sessões de formação (AT. 1) "Figueira, Comunidade Circular": 1) “Reutiliza e Repensa: vamos reavivar memórias e costumes”; e 2) “Recicla e Repensa: vamos reciclar o nosso parque”.

Em ambas, a comunidade local participou na troca/venda de objetos /materiais em 2a mão. Numa delas, houve também a possibilidade de os participantes trazerem plástico usado e transformá-lo em objetos novos utilizando as máquinas Precious Plastic.

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COMBATER O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Focando nos sistemas alimentares, organizaram-se três Assembleias nos Agrupamentos de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e no D. Carlos I - Sintra, que envolveram alunos, pessoal docente e não docente, direção escolar e famílias.

À semelhança das Feiras Circulares, pretenderam sensibilizar para a economia circular e promover a sua integração nas práticas diárias. Concretamente, partilharam-se os resultados do desperdício alimentar nas cantinas e debatidas ideias e soluções para o seu combate na escola e em casa.

Fotos e publicações nas redes sociais aqui

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ATIVIDADE 4

COOPERAR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL - Estratégia de comunicação e partilha de boas práticas nas áreas da sustentabilidade, economia circular e cidadania ativa.

O Figueira Circular em Rede teve sempre uma natureza colaborativa com atuação intermunicipal:

  • Reciclar e Reutilizar: implementado com comunidades escolares de FCR e Almeida

  • Combater o Desperdício Alimentar: em colaboração com MS, SMAS, FMUL, e atuação em escolas de FCR e Sintra

 

Neste sentido, para além das iniciativas descritas acima, organizámos um ciclo de eventos inter-concelhio / regional focado num desafio/oportunidade do território enquadrado nos princípios da economia circular: poluição luminosa/qualidade do céu escuro. Intitulado de "O Céu da Nossa Terra", consistiu num ciclo de 6 eventos em 5 concelhos diferentes, em que ao longo de uma visita guiada ao céu, com telescópio, foi dinamizada uma discussão sobre poluição luminosa e possíveis soluções. Foi organizado em conjunto com Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, União de Freguesias Freixeda-Quintã-Penha e BMs da RIBBSE, nomeadamente do Sabugal, Almeida, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e FCR.

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ATIVIDADE 5

MONITORIZAR - avaliação do impacto educativo e societal

Para além dos dados abaixo referentes ao "Número de destinatários", contabilizámos ainda o número de instituições envolvidas, num total de 23.

 

Crianças e jovens: 2236

Profissionais - Educação: 22

Famílias - outras: 69

Idosos: 60

População - geral: 536


 

Em particular, para o GFGL foi ainda feita uma monitorização mais detalhada, que consistiu em três campanhas de medição do desperdício alimentar (com cinco dias cada) nos refeitórios escolares da EB FCR e D. Carlos I - Sintra, resultando no seguinte:

 

- Desperdício alimentar:

D. Carlos I: aumento médio de 3%

FCR: redução média de 2%

 

- Crianças: 91% (93% FCR, 89% Sintra) afirmam ter gostado e 88,2% (98% FCR, 78,4% Sintra) consideram ter aprendido sobre desperdício alimentar. 

 

- Jovens: 76% (75% FCR, 77% Sintra) consideram desperdiçar menos após a intervenção e 92,5% (100% FCR, 85% Sintra) consideram ter aumentado a capacidade para comunicar e ensinar colegas mais novos. 96% (100% FCR, 92% Sintra) afirmam ter gostado de participar e 92,5% (100% FCR, 85% Sintra) recomendam a participação a outros colegas. 

 

- Professores 1º CEB: 100% (100% FCR, 100% Sintra) consideram o GFGL importante na educação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de competências. 87,5% (100% FCR, 75% Sintra) afirmam ter verificado redução do desperdício alimentar no refeitório escolar. 

 

- Professores 3º CEB: 100 % (100% FCR, 100% Sintra) considera que os alunos gostaram de dinamizar as sessões no 1º CEB, sendo importante para a sua educação, capacitação e desenvolvimento pessoal, e afirmam recomendar o GFGL a outros colegas.

 

Relatório GFGL aqui


 

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Para ambos os eixos, a estes programas de formação seguiram-se sessões de educação-ação (AT. 2), eventos com a comunidade escolar e local (AT. 3), desenvolvimento de recursos educativos  (AT. 4) e monitorização das ações e avaliação do impacto (AT. 5).

 

Fotos e publicações nas redes sociais aqui

O GFGL teve como missão combater o desperdício alimentar e fomentar hábitos alimentares equilibrados e alinhados com a Dieta Mediterrânica (maior consumo de hortofrutícolas), promovendo a saúde das crianças e jovens em idade escolar.

Pretendeu impactar toda a comunidade escolar, com um foco principal nas turmas do 1.º CEB, que tiveram como mentores os alunos dos Cursos de Educação e Formação (CEF) e Ensino Profissional (EP) - mentores do 1.º CEB.

 

O GFGL contemplou um programa de formação de 6h para docentes e alunos dos CEF e EP dos AE de FCR e D. Carlos I - Sintra, sobre literacia alimentar e combate ao desperdício alimentar.

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