top of page

Preservação da biodiversidade da flora autóctone

Objetivo:

Monitorizar e combater a dispersão de espécies de plantas invasoras no concelho de FCR, que competem com as espécies nativas, alterando o natural equilíbrio dos ecossistemas.

Equipa do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo:

13 alunos do 7º ano e 2 alunos do 8º ano

Cláudia Araújo (Professora 3º ciclo e Secundário)

Parceiros:

Plataforma de Ciência Aberta

Gabinete Técnico Florestal do MFCR

Elizabete Marchante - Universidade de Coimbra e projeto de ciência cidadã “Plantas Invasoras em Portugal” (http://invasoras.pt/)

Ações:

1) Participação no Desafio do projetos Invasoras.pt: Desafio 1 - mapeamento de plantas invasoras no concelho de FCR e registo de informação no Mapa de Avistamentos de Plantas Invasoras em Portugal; Desafio 2 - monitorização da fenologia de plantas invasoras no espaço da escola.

2) Controlo de plantas invasoras, através do arranque de plantas encontradas em canteiros da Escola-sede do AEFCR (Erva-da-fortuna - Tradescantia fluminensis).

3) Aprendizagem sobre plantas autóctones, através de duas atividades: seleção de plantas autóctones para semear em canteiros na escola; acompanhamento do crescimento de uma planta autóctone -  Azinheira (Quercus rotundifolia), que foi entregue ao cuidado de cada aluno, e que será plantada até ao final do ano letivo, num local a designar, em conjunto com o Gabinete Técnico Florestal do MFCR, no concelho de FCR.

4) Até ao final do ano letivo de 2018/2019 estão ainda previstas mais ações de controlo de plantas invasoras, Espanta-lobos (Ailanthus altissima) e Mimosa (Acacia dealbata).

Eventos “Escola Aberta à Comunidade”

26 abril, “Um copo com Ciência - Plantas Invasoras”: discussão informal com a comunidade local acerca da problemática das plantas invasoras, as medidas implementadas a nível municipal, e o trabalho a ser desenvolvido no CCVE-AEFCR (https://www.facebook.com/events/837261403326058/).

 

27 abril, “Um sábado com Ciência - Plantas Invasoras sob controlo”: workshop e saída de campo sobre alguns métodos de controlo de plantas invasoras, nomeadamente o método de descasque em Mimosas, Acacia dealbata), em zonas problemáticas do concelho de FCR (https://www.facebook.com/events/2204690356254204/).

Estes eventos foram dinamizados em colaboração com Lúcia Afonso, do Gabinete Técnico Florestal do MFCR, e Elizabete Marchante, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

Links relevantes:

bottom of page