Preservação da biodiversidade da flora autóctone
Objetivo:
Monitorizar e combater a dispersão de espécies de plantas invasoras no concelho de FCR, que competem com as espécies nativas, alterando o natural equilíbrio dos ecossistemas.
Equipa do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo:
13 alunos do 7º ano e 2 alunos do 8º ano
Cláudia Araújo (Professora 3º ciclo e Secundário)
Parceiros:
Plataforma de Ciência Aberta
Gabinete Técnico Florestal do MFCR
Elizabete Marchante - Universidade de Coimbra e projeto de ciência cidadã “Plantas Invasoras em Portugal” (http://invasoras.pt/)
Ações:
1) Participação no Desafio do projetos Invasoras.pt: Desafio 1 - mapeamento de plantas invasoras no concelho de FCR e registo de informação no Mapa de Avistamentos de Plantas Invasoras em Portugal; Desafio 2 - monitorização da fenologia de plantas invasoras no espaço da escola.
2) Controlo de plantas invasoras, através do arranque de plantas encontradas em canteiros da Escola-sede do AEFCR (Erva-da-fortuna - Tradescantia fluminensis).
3) Aprendizagem sobre plantas autóctones, através de duas atividades: seleção de plantas autóctones para semear em canteiros na escola; acompanhamento do crescimento de uma planta autóctone - Azinheira (Quercus rotundifolia), que foi entregue ao cuidado de cada aluno, e que será plantada até ao final do ano letivo, num local a designar, em conjunto com o Gabinete Técnico Florestal do MFCR, no concelho de FCR.
4) Até ao final do ano letivo de 2018/2019 estão ainda previstas mais ações de controlo de plantas invasoras, Espanta-lobos (Ailanthus altissima) e Mimosa (Acacia dealbata).
Eventos “Escola Aberta à Comunidade”
26 abril, “Um copo com Ciência - Plantas Invasoras”: discussão informal com a comunidade local acerca da problemática das plantas invasoras, as medidas implementadas a nível municipal, e o trabalho a ser desenvolvido no CCVE-AEFCR (https://www.facebook.com/events/837261403326058/).
27 abril, “Um sábado com Ciência - Plantas Invasoras sob controlo”: workshop e saída de campo sobre alguns métodos de controlo de plantas invasoras, nomeadamente o método de descasque em Mimosas, Acacia dealbata), em zonas problemáticas do concelho de FCR (https://www.facebook.com/events/2204690356254204/).
Estes eventos foram dinamizados em colaboração com Lúcia Afonso, do Gabinete Técnico Florestal do MFCR, e Elizabete Marchante, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.