OFICINAS EDUCATIVAS
CIÊNCIA EM FAMÍLIA... NA BIBLIOTECA!
FORNOS SOLARES
Faixa etária: 3 a 6 anos | 7 a 14 anos
Serão as nossas escolhas diárias conscientes e sustentáveis? Quando nos deslocamos a pé ou de bicicleta ou carregamos o telemóvel com recurso a energia renováveis, por exemplo.
E a energia do Sol para cozinhar, sabemos aproveitar? Vamos, então, construir um forno solar que seja capaz de concentrar o maior número de raios solares e convertê-los em calor, para cozinhar algo delicioso!
ARTE COM RADIAÇÃO UV
Faixa etária: 3 a 6 anos | 7 a 14 anos
O Sol é um dos grandes responsáveis pelo clima e as estações do ano, e torna possível a vida das plantas por meio da fotossíntese. Mas será que também nos pode ajudar a fazer… arte? Utilizando técnicas de cianotipia, vamos fazer registos artísticos com materiais que existem à nossa volta e perceber como é que a quantidade de radiação ultravioleta (UV) influencia as nossas criações.
A ÁGUA QUE NOS RODEIA
Faixa etária: 3 a 6 anos
Vamos ser detetives dos ecossistemas ribeirinhos! Que animais, nomeadamente insetos, encontraremos nas margens ou a voar? E as plantas, serão todas nativas? E ao pôrmos os pés na água, que macroinvertebrados vamos descobrir? O que nos dirão sobre a qualidade da água? Estarão estes ecossistemas a ser afetados pelas alterações climáticas? Vamos investigar estes sensores biológicos, e juntar ainda sensores físicos e químicos, que nos permitirão analisar pH, condutividade, turbidez, entre diversas outras coisas!
A CORRIDA DE BERLINDES... VERTICAL!
Faixa etária: 3 a 6 anos | 7 a 14 anos
Será que a partir de rolos de papel e outros materiais cilíndricos do nosso dia a dia conseguimos criar engenhocas para berlindes?
Primeiro desenhamos o plano: onde começa, onde termina, tem rampas, curvas ou outros obstáculos, …? Tal qual engenheiros, vamos desafiar a gravidade e colocar a imaginação a trabalhar, testando até onde pode um berlinde ir, antes de chegar ao fundo!
ANIMAIS LIGADOS À CORRENTE
Faixa etária: 3 a 6 anos | 7 a 14 anos
Desde sempre que a natureza, nomeadamente os animais, inspiram artistas na conceção das suas obras de arte ou engenheiros no desenvolvimento dos seus projetos.
Desta vez, vamos deixar que a grande diversidade de animais sirva de inspiração para a construção de um pequeno ser vivo eletrónico, capaz de gerar movimento. Será uma aranha? Uma rã? Um ouriço? Mãos à obra!
CATAPULTAS: INVASÃO!
Faixa etária: 3 a 6 anos | 7 a 14 anos
Vamos regressar ao tempo das grandes conquistas! Como grandes guerreiros de outrora, e seguindo o processo de trabalho de um engenheiro, vamos projetar e construir catapultas, explorando a ciência e a matemática envolvidas.
De que material será feita? E quantas versões iremos fazer e melhorar até chegarmos à mais precisa? No final, criamos um jogo e testamos as nossas criações!
INSETOS EM ORDEM
Faixa etária: 3 a 6 anos | 7 a 14 anos
As alterações climáticas estão a afetar toda a biodiversidade do planeta Terra. O que acontecerá aos insetos com todas as alterações no clima? Que impacto teria, no planeta e nas nossas vidas, se houvesse uma diminuição drástica na diversidade de insetos?
Vamos lá para fora, de rede e lupa na mão, procurar, observar e identificar, até à ordem, os insetos que nos rodeiam.
PAPAGAIO VOA VOA
Faixa etária: 3 a 6 anos | 7 a 14 anos
Porque será que um papagaio voa? Será preciso vento? E qual o formato que o faz manter-se mais tempo no ar e voar melhor? Vamos, em conjunto, descobrir as propriedades do ar através da construção de um papagaio, recorrendo a materiais comuns e já sem uso, como papel, cartão, plástico, tecido,... dando-lhes um novo propósito! E no final, levamos o nosso papagaio a explorar os céus!
PLASTICINA QUE DÁ LUZ
Faixa etária: 3 a 6 anos
Será que é possível fazer plasticina a partir de ingredientes que temos em nossa casa? E acrescentar luzes, som, ou mesmo movimento às nossas criações de plasticina? É mesmo isso que vamos fazer! Primeiro confeccionamos uma plasticina/massa de modelar que conduz eletricidade, e depois usamo-la para montar um circuito elétrico que permitirá ligar luzes às nossas esculturas!
POSTAIS LUMINOSOS
Faixa etária: 3 a 6 anos | 7 a 14 anos
Qual será a próxima data festiva que se aproxima, o Natal, a Páscoa, o Dia de S. Valentim? Ou será que algum familiar ou amigo vai fazer anos nos próximos dias?
Fazendo uso de circuitos elétricos em papel, vamos aprender noções básicas de eletricidade e dar largas à criatividade e imaginação, para idealizarmos um postal luminoso digno de um dia de festa!
VAMOS CONSTRUIR UM CARRO SUSTENTÁVEL?
Faixa etária: 3 a 6 anos | 7 a 14 anos
Será possível construir um carro que percorra a maior distância possível? Está lançado o desafio: utilizar materiais do dia a dia - pacotes de leite, garrafas de água, lápis, rolhas, palhinhas, cartão, paus de gelado, … - para construir veículos de transporte em pequena escala. No final, podemos até fazer uma corrida e descobrir qual a construção mais eficiente, robusta e veloz!
3, 2, 1... LANÇAMENTO!
Faixa etária: 7 a 14 anos
Como é que os satélites são lançados para o espaço? Colocando-os em foguetões que transportam toneladas de propulsores, que fornecem energia suficiente para o foguetão se afastar da superfície da Terra.
Vamos colocar as leis da física em prática e experimentar construir foguetões de água capazes de voar bem alto? Que caraterísticas deverão ter e quão longe conseguiremos subir?
A ENERGIA DA ÁGUA
Faixa etária: 7 a 14 anos
Qual a utilidade dos moinhos de água que, apesar de cada vez menos, ainda se encontram nas margens de rios e ribeiras? E o que acontece quando as pás giram?
É isso mesmo que vamos descobrir! Arregaçando mangas para construir um modelo de um moinho de água e investigar as transformações de energia que ocorrem quando as pás giram com o movimento da água.
ENGENHEIROS AO TRABALHO
Faixa etária: 7 a 14 anos
À nossa volta, é comum encontrarmos grandes torres e criadas por engenheiros, com uma grande variedade de formas e tamanhos, como torres de observação, rádio e telecomunicações, depósitos de água, … Mas, como conseguem estas estruturas ser tão estáveis e não cair com uma rajada de vento?
Está lançado o desafio: vestir a pele de engenheiro e construir a ponte e/ou torre e testar/verificar qual a mais estável, eficiente e segura.
INSTRUMENTOS ELETRÓNICOS DE... BANANAS E COLHERES
Faixa etária: 7 a 14 anos
Será possível produzir sons a partir de materiais como bananas, plantas, colheres e até desenhos a lápis de carvão? E porque será que nem todos os materiais que experimentamos produzem som? Vamos descobrir que existem materiais que conseguem conduzir eletricidade e, tirando partido desta propriedade, vamos pôr mãos à obra e criar novas formas de fazer música!
O QUE INVESTIGA O NOSSO SATÉLITE?
Faixa etária: 7 a 14 anos
Se olharmos para o céu noturno com atenção, é possível observar satélites que orbitam o nosso planeta. Estas invenções tecnológicas permitem aos cientistas recolher dados sobre o solo, a água, o ar na Terra, mas também sobre vários objetos no Sistema Solar e no Universo.
E que tal pôr as mãos na massa e construir o nosso próprio modelo de satélite artificial? E o que irá investigar?
SUSTENTABILIDADE A REBENTAR PELAS COSTURAS
Faixa etária: 7 a 14 anos
O quão bom seria se os objetos de que precisamos pudessem nascer de desperdícios?
Através de técnicas de costura e fusão do plástico, vamos pôr mãos ao trabalho e criar tecidos resistentes e duradouros! Poderemos criar inúmeros objetos (úteis e com valor, por favor!), estimulando a criatividade na procura de estratégias de redução do consumo e de novas formas de reutilização.
VAMOS ENERGIZAR
Faixa etária: 7 a 14 anos
Muita da energia que utilizamos no nosso dia a dia, nos transportes, no aquecimento, na iluminação, ainda é resultante da queima de combustíveis fósseis. É, por isso, fundamental que, cada vez mais, passemos a utilizar fontes de energia alternativas, como as energias renováveis. Vamos lançar o desafio: produzir energia através da construção de pás de turbinas eólicas!
VIDA SELVAGEM DOS ROBÔS
Faixa etária: 7 a 14 anos
Poderá um robô ajudar-nos a perceber como funciona o nosso cérebro? O que são os seus sentidos e como tomam decisões? Tal como um/a cientista na natureza, vamos começar por observar o seu comportamento. O que farão quando encontrarem um obstáculo? Ou um foco de luz? E será que conseguimos reconfigurar o seu "cérebro" para que tomem decisões diferentes?
MÃO ARTICULADA
Faixa etária: 7 a 14 anos
Como será construir uma mão articulada que consiga, por exemplo, virar as páginas de um livro? Começamos por observar com atenção a anatomia dos nossos dedos e mãos e depois, utilizando materiais do nosso dia a dia, vamos simular uma mão humana capaz de responder aos nossos comandos.
O que é que a tua mão articulada vai fazer? Abrir uma garrafa, pegar num copo ou apanhar uma bola?