PLANTAS INVASORAS EM BARCA D'ALVA

SAÍDA DE CAMPO

Áreas de Conhecimento:

Conhecimento do Mundo;

Estudo do Meio;

Ciências Naturais;​

Geografia;

Biologia e Geologia

Esta atividade articula-se com o currículo dos diversos níveis de ensino.

De que forma as alterações climáticas contribuem para a ocorrência de episódios extremos tais como a seca ou grandes enxurradas? Será que a mudança do coberto vegetal de espécies nativas para espécies exóticas e invasoras contribui para a perda de biodiversidade? E depois de um incêndio, quais as primeiras plantas a estabelecer-se, e como fica a permeabilidade e estabilidade desses solos? Estas são algumas das questões que vamos começar por discutir e testar!

No campo, vamos investigar o que é uma espécie invasora e identificar as que começam a dominar a paisagem ripícola de Barca D’Alva, contribuindo assim, para o projeto de ciência cidadã - Invasoras.pt.

 

As plantas invasoras são um problema grave e real. O que podemos fazer para evitar o seu domínio sobre as nossas espécies nativas?

 

Nota: A duração desta atividade será ajustada de acordo com as necessidades de cada grupo. Idealmente será desenvolvida no contexto de um dia inteiro na PCA. A sua realização estará sempre dependente das condições meteorológicas.

QUER PASSAR A ACOMPANHAR MAIS DE PERTO AS NOSSAS ATIVIDADES?

ENTÃO DEIXE AQUI O SEU ENDEREÇO DE CORREIO ELETRÓNICO.