INSETOS EM ORDEM EM BARCA D'ALVA

SAÍDA DE CAMPO

Áreas de Conhecimento:

Conhecimento do Mundo

Estudo do Meio

Ciências Naturais

Geografia

Biologia e Geologia

Esta atividade articula-se com o currículo dos diversos níveis de ensino.

As alterações climáticas estão a afetar toda a biodiversidade do planeta Terra. O que acontecerá aos insetos - a classe de animais mais diversificada, que habita em quase todos os lugares do planeta, e que tem uma importância vital no solo, na vegetação e até no que comemos - com todas as alterações no clima? Que impacto teria, no planeta e nas nossas vidas, se houvesse uma diminuição drástica na diversidade de insetos?

Nesta saída de campo vamos, de olho bem aberto, rede e lupa na mão, procurar, observar e identificar, até à ordem, os insetos de Barca D’Alva, fazendo uso da aplicação para telemóvel - Insetos em Ordem. Como verdadeiros cidadãos cientistas, vamos ainda observar quais as plantas invasoras com que nos cruzamos ao longo do nosso percurso. Serão muitas? E de espécies diferentes? 

Em conjunto, e em colaboração com milhares de pessoas espalhadas pelo planeta, vamos contribuir para os projetos de ciência cidadã - iNaturalist e Invasoras.pt.

 

E no nosso quotidiano, o que podemos fazer para para preservar a diversidade de insetos e plantas da nossa região?


Nota: A duração desta atividade será ajustada de acordo com as necessidades de cada grupo. Idealmente será desenvolvida no contexto de um dia inteiro na Plataforma de Ciência Aberta. A sua realização estará sempre dependente das condições meteorológicas.

QUER PASSAR A ACOMPANHAR MAIS DE PERTO AS NOSSAS ATIVIDADES?

ENTÃO DEIXE AQUI O SEU ENDEREÇO DE CORREIO ELETRÓNICO.