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oferta educativa

DO DESCARTÁVEL AO DURÁVEL 

1.º CEB - Estudo do Meio | 2.º CEB - Educação Tecnológica; Ciências Naturais | 3.º CEB - Físico-Química | ES - Geografia | 90 min

Antigamente nada era desperdiçado - a economia circular estava sempre em ação! -, e a tudo se dava uma nova vida. Por exemplo, dos restos de tecidos nasciam mantas de retalhos ou bolas de trapos para jogar, as cascas de amêndoa serviam como combustível e o pêlo de coelho era utilizado para fazer chapéus. E hoje, com os materiais que descartamos no nosso dia a dia, como os poderemos reutilizar e que coisas novas poderemos construir?

Através de técnicas de costura, fusão e transformação (upcycling) de plástico, vamos produzir tecidos resistentes e duradouros e pôr mãos ao trabalho! Reutilizando e transformando plásticos poderemos criar cadernos, capas, estojos, carteiras, … estimulando a criatividade na procura de estratégias de redução do consumo e de novas formas de reutilização.

"RIPÍCOLISTAS"

1.º CEB - Estudo do Meio | 2.º CEB - Ciências Naturais | 3.º CEB - Físico-Química; Geografia | ES - Biologia; Geologia | 90 min

Figueira de Castelo Rodrigo é um concelho entre rios, onde o Águeda a este, o Côa a oeste e o Douro a norte, delimitam grande parte deste território. Este posicionamento privilegiado proporciona-nos lugares únicos, repletos de biodiversidade à espera de ser descoberta. Vamos então, primeiro, começar por definir que curso de água queremos explorar - será na albufeira de Santa Maria de Aguiar, na ribeira de Aguiar ou em algum ponto dos rios Águeda, Côa ou Douro? Depois, de olhos bem abertos, e com os materiais e equipamentos adequados, vamos ser detetives dos ecossistemas ribeirinhos. Que animais, nomeadamente insetos, encontraremos nas margens ou a voar? E que plantas? Serão todas nativas ou haverá também algumas que vieram de outro lado do mundo e criaram raízes por cá? E quando pusermos os pés na água, que macroinvertebrados vamos achar? E o que nos vão dizer sobre a qualidade da água? E a estes sensores biológicos, vamos ainda juntar sensores físicos e químicos, que nos permitirão analisar o pH, a condutividade e a turbidez, entre diversas outras coisas.

 

Nota: A realização desta atividade está dependente das condições meteorológicas.

VAMOS ENERGIZAR

3.º CEB - Ciências Naturais; Físico-Química; Geografia; Educação Visual | ES - Biologia; Física; Geologia; Química | 90 min

Em tempos idos, a Linha de Comboio do Douro foi a ligação mais direta entre o Porto e o resto da Europa. E Barca d'Alva era um ponto estratégico internacional, onde se situava a estação fronteiriça. Contudo, e por razões várias tanto do lado português como espanhol, o último comboio apitou em Barca d’Alva em 1988.

Mas… segundo consta, parece que vai voltar em breve. Boas notícias!

E será que na nova linha de comboios, que agora será eletrificada, os comboios serão movidos a energia eólica, como já acontece, por exemplo, nos Países Baixos? Isso é que eram mesmo boas notícias!

Seja como for, mais vale estarmos preparados. E, por isso, fica o desafio: vamos produzir energia através da construção de turbinas eólicas e descobrir que tipo de pás fazem a turbina trabalhar de forma mais eficiente. Preparados/as?

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