top of page

A PLATAFORMA disponibiliza mais esclarecimentos no momento da marcação das visitas escolares, através dos seus contactos.

Para mais informações: 965 336 157

DO DESCARTÁVEL AO DURÁVEL 

20221109_151331.jpg

Físico-Química | 90 min

Já pensaram como seria bom se os materiais ou objetos de que precisamos pudessem nascer de desperdícios? Através de técnicas de costura, fusão e transformação (upcycling) do plástico, vamos produzir tecidos resistentes e duradouros e pôr mãos ao trabalho! Reutilizando e transformando plásticos poderemos criar cadernos, capas, estojos, carteiras, … estimulando a criatividade na procura de estratégias de redução do consumo e de novas formas de reutilização.


Nota: Nesta atividade pedimos que cada participante traga sacos plásticos velhos ou que já não tenham utilização.

ENGENHEIROS DE TORRES

20230422_112519.jpg

Físico-Química | 90 min

Encontramos, um pouco por todo o mundo, grandes torres criadas por engenheiros, com uma grande variedade de formas e tamanhos, como torres de observação, de rádio e telecomunicações, depósitos de água, entre tantas outras. Como conseguem estas estruturas ser tão estáveis e não cair com uma rajada de vento? Será que também nós podemos ser engenheiros e construir torres? Está lançado o desafio: construir a torre mais alta e estável possível, que consiga suportar uma lata de conservas no topo!

INSETO IRREQUIETO

irreto.jpg

Ciências Naturais; Físico-Química | 90 min

Desde sempre que a natureza e, em particular, os animais inspiram artistas na conceção das suas obras de arte, engenheiros no desenvolvimento dos seus projetos, desportistas no aperfeiçoamento das suas técnicas… Desta vez, vamos deixar que a grande diversidade de insetos sirva de inspiração para a construção de um pequeno inseto eletrónico (robot). Mãos à obra! Mostra o que és capaz de construir com os materiais que te disponibilizamos.

INVESTIGAR O ECOSSISTEMA RIPÍCOLA

20220526_154349.jpg

Físico-Química; Geografia | 90 min

Quantas vezes olhamos para um rio ou ponto de água e nos questionamos se está saudável? Será que os seres vivos que ali habitam nos podem ajudar a obter a resposta? Vamos questionar, explorar e refletir acerca dos insetos e macroinvertebrados dos ecossistemas ribeirinhos e perceber de que forma estes seres vivos nos indicam boas condições ambientais ou se, pelo contrário, dão suspeitas de algum foco de poluição. Seremos detetives pela água, através de jogos e desafios de mistério e lógica!

 

Nota: A realização desta atividade estará sempre dependente das condições meteorológicas.

RIOS SOB INVESTIGAÇÃO

20220526_105640.jpg

Ciências Naturais; Físico-Química | 90 min

Como será a qualidade da água que nos rodeia? A água que vem da torneira, das fontes ou bebedouros, dos poços, dos rios? E como é que a qualidade da água nos pode dar indicações relativamente a níveis ou fontes de poluição? Desafio a desafio, vamos investigar e analisar amostras de água para descobrir a fonte de poluição! Conseguiremos olhar para as massas de água como ecossistemas vivos e reconhecer ações humanas que podem pôr em causa sua a qualidade e dos seres vivos que dela dependem?

SAÍDA DE CAMPO: INSETOS E O MUNDO QUE NOS RODEIA  

IMG_20190618_123612.jpg

Ciências Naturais; Geografia | 120 min

As alterações climáticas estão a afetar toda a biodiversidade do planeta Terra. O que acontecerá aos insetos com todas as alterações no clima? Que impacto teria, no planeta e nas nossas vidas, se houvesse uma diminuição drástica na diversidade de insetos? Vamos lá para fora, de olho bem aberto, rede e lupa na mão, procurar, observar e identificar, até à ordem, os insetos que nos rodeiam. E no nosso dia-a-dia, o que podemos fazer para preservar a diversidade de insetos e plantas da nossa região?

VAMOS CONSTRUIR UM CARRO DE BRINCAR?

IMG_4014.JPG

Físico-Química; Ciências Naturais | 90 min

Consegues construir um carro à vela, movido pelo vento, que percorra a maior distância possível? Está lançado o desafio: utilizar materiais do dia a dia - pacotes de leite, pedaços de cartão, rolhas, palhinhas, paus de gelado, … - para construir veículos em pequena escala. No final, podemos até fazer uma corrida e descobrir qual o mais veloz! Ao mesmo tempo que aprendemos sobre vento, energia cinética e energias renováveis, vamos trabalhar como verdadeiros engenheiros.

VAMOS ENERGIZAR

DSC00088.png

Ciências Naturais; Físico-Química; Geografia; Educação Visual | 90 min

Muitas das nossas ações diárias levam à emissão de gases com efeito de estufa. Uma delas é a utilização de energia resultante da queima de combustíveis fósseis (como o carvão, o petróleo e o gás). Mas existirão alternativas a este tipo de energia? É isso que vamos explorar nesta atividade, enquanto construímos turbinas eólicas! No nosso dia a dia, de que forma podemos diminuir a utilização de energia de combustíveis fósseis? Será que podemos substituir o carro pela bicicleta ou deslocar-nos a pé?

bottom of page